CULTURA DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65980Palavras-chave:
Cultura Digital. Ensino E Aprendizagem. Arte.Resumo
RESUMO
Este trabalho é fruto de um projeto pedagógico interdisciplinar que aborda o uso das mídias digitais no ensino e na aprendizagem de alunos/as de uma escola pública de um dos quatrocentos e dezessete municípios da Bahia. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do uso das mídias digitais no ensino e na aprendizagem, a partir de projetos que envolvem o uso do aplicativo, Canva for Education. O referencial teórico contemplou discussões acerca de Arte, cultura digital, projetos pedagógicos, ensino e aprendizagem levando à reflexão a temática pesquisada. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em projetos pedagógicos aplicados durantes o mês de setembro de 2020 que consistiram na observação e análise das habilidades e produções dos discentes. Os dados obtidos indicam a disposição e compromisso que os discentes tem para criar, contextualizar e apreciar as artes através das mídias digitais. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a importância da cultura digital na inclusão das práticas pedagógicas como forma de despertar o ensino e aprendizagem através da arte e tecnologia.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura Digital. Ensino E Aprendizagem. Arte.
Referências
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, William Trevisan de. Computação gráfica: o mundo da arte digital. 2007.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BARBOSA, Ana Mae (Ed.). Ensino da arte: memória e história. Editora Perspectiva SA, 2020.
DOBRANSZKY, D. de A. A fotografia entre a arte e a máquina. Studium, [S. l.], n. 21, p. 41–50, 2005. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12220. Acesso em: 21 dez. 2021.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, p. 181-191, 2000.
HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista ibero-americana de estudos em educação, v. 12, n. 2, p. 1349-1371, 2017.
KENSKI, Vani Moreira et al. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. 1998.KOHL, Frank Stephan. Um" olhar europeu" em 2000 imagens: Alphons Stübel e sua coleção de fotografias da América do Sul. Studium, n. 21, p. 51-74, 2005.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553, n. 4, 2002.
MACHADO, Regina. Abordagem Triangular. Revista GEARTE, v. 4, n. 2, 2017.
PIRILLO, Nádia Rubio. Cultura digital e educação para a mídia: análise do programa Mídias na educação. 2014. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Esatadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/124028>.
ROTHBERG, D.; SIQUEIRA, A. B. de . Políticas públicas, cultura digital e inclusão cognitiva: referências internacionais e o caso brasileiro. In: LIMA, M. C.; ANDRADE, T. H. N. (Org.). Desafios da inclusão digital: teoria, educação e políticas públicas. São Paulo: Hucitec; Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, v., p. 77-105, 2012.
SILVEIRA, S. A. Cibercultura, commons e feudalismo informacional. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 37, dez. 2008. P. 85-90.
VALENTE, José Armando. Informática na educação. Revista Pátio, ano, v. 3, p. 39-48, 2001.
VALENTE, J.A. Informática na educação> Como, Para que e Por Que. In Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. 01/2001. Disponível em http://www.sbbp.org.br/revista/artigo.pil Acessado em 17 de jun. de 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).