METAETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO: O QUE É, COMO FAZER E COMO APLICAR EM PESQUISAS ETNOGRÁFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64052

Palavras-chave:

metaetnografia, pesquisas etnográficas, etnografia, revisão sistemática, educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar de forma detalhada a metodologia metaetnografia em educação. A questão que norteia esse artigo é “Como aplicar a metaetnografia em pesquisas, especialmente, as pesquisas etnográficas em educação?”. A metodologia deste artigo desenvolveu-se em duas etapas: a primeira foi um levantamento bibliográfico e a segunda etapa foi realizado um recorte de análise no capítulo de metodologia de uma tese em educação onde foi realizada a metaetnografia. Nos resultados e discussões apresentou-se “o que é”, “como fazer” e “como aplicar a metaetnografia”, o objetivo foi revelar como a metaetnografia é executada na prática e como ela pode contribuir com o campo da educação. A metaetnografia foi considerada como uma nova escrita etnográfica pois leva em conta o contexto, o sujeito, os conceitos, os significados, os relatos etnográficos e o campo do conhecimento. Essa nova escrita etnográfica amplia a descontinuidade do espaço-tempo, reflete as subjetividades e as representações humanas do contexto estudado com um movimento dialógico, gerando um conhecimento mais aprofundado sobre a temática proposta.

Biografia do Autor

Adriane Matos de Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janiero / ProPEd

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ- Capes 7. Seu objeto principal de pesquisa é a exclusão educacional com foco na voz do aluno. Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) e do Projeto de Extensão "Laboratório de Letramentos Acadêmicos" (LabLA) ambos da UFF. Com intuito de estudar as dificuldades dos alunos de graduação nas práticas de leitura e escrita de gêneros discursivos acadêmicos e o processo de orientação acadêmica. Foi bolsista FAPERJ "Aluno nota 10" tanto no Mestrado quanto no Doutorado. Realizou Doutorado Sanduíche pela Sydney School of Education & Social Work na Universidade de Sydney na Austrália pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior financiado pela CAPES. Foi associada por 10 anos ao grupo de pesquisa Etnografia e Exclusão em Educação do Proped/UERJ e integrante do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEDU) onde desenvolveu estudos e publicações como tema central a Educação e outros temas pertinentes, tais como: exclusão educacional, imagem etnográfica, etnografia, metaetnografia, exclusão digital, exclusão, tecnologias digitais, imagem em educação, metodologia de pesquisa e violência escolar em âmbito nacional e internacional. Lecionou como Professora Substituta da Faculdade de Educação da UERJ nas disciplinas de Tecnologias e Educação, Avaliação da Aprendizagem, Práticas Pedagógicas de Avaliação, Didática e Estágios Supervisionados. Lecionou como Professora Externa no Curso de Pós-Graduação do Centro Universitário Augusto Motta. Proficiência em inglês avançado pelo Curso Express Master do Cultura Inglesa S/A e IELTS B2. Fundadora da assessoria e soluções acadêmicas AMA Escrever.

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Publicado

07-11-2022

Como Citar

ARAUJO, Adriane Matos de. METAETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO: O QUE É, COMO FAZER E COMO APLICAR EM PESQUISAS ETNOGRÁFICAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–24, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.64052. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64052. Acesso em: 26 abr. 2025.