METODOLOGIAS ‘INOVADORAS’ NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A FORMAÇÃO DE “CIBERAUTORESCIDADÃOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70366

Palavras-chave:

Metodologia Interativa. "Ciberautorescidadãos". Atos de currículo

Resumo

Este artigo é inspirado em pesquisas realizadas pelas autoras num curso de graduação em Educação de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Amparadas em posicionamentos acerca de estudos da cibercultura, propõem o uso de uma metodologia interativa (MINT), sustentada nos princípios da educação online (EoL), que enfatiza a mediação partilhada e leva em conta as dimensões integrativa, formativa e tecnológica do processo de “aprenderensinar”, na educação superior, trazendo, à discussão, o modo de viver o currículo e a prática educativa na atualidade. Para melhor compreenderem as mudanças que ocorrem nos cotidianos, criam atos de currículo, ou currículos “pensadospraticados[1], apoiados em dispositivos[2] diversos, articulando-os ao Ambiente Online de Aprendizagem (Moodle) e à rede social Facebook, de onde emergem outros modos de “fazersaberpensar”, que favorecem o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico na formação de “autorescidadãos”, no contexto da cibercultura, expresso em narrativas autorais e colaborativas, sob a forma de textos, imagens e sons.


[1] Criações cotidianas produzidas por meio de enredamentos específicos entre propostas formais, conhecimentos diversos, valores e crenças, sentimentos e formas expressivas – dos sujeitos ‘políticopraticantes’ (Oliveira, 2013)

 

[2] Uma organização de meios materiais e/ou intelectuais, fazendo parte de uma estratégia de conhecimento de um objeto (Ardoino, 2003, p. 80).

Biografia do Autor

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas - FGV, Rj, Brasil

Doutora e Mestre em Educação com concentração em Tecnologia da Informação e da Comunicação, pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED GPDOC-UFRRJ) e do Grupo de  Pesquisa Sociabilidades Educação e Cibercultura (FEBF/UERJ).  Atua como docente nos cursos MBA do Programa FGV Management. Autora de livro, capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins.

 

Alexsandra Barbosa da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, RJ, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ (2018). Possui licenciatura e bacharelado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010) e especialização em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM (2013). Entre 2018 e 2021 foi Professora Substituta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (Faculdade de Educação/UERJ) e atualmente é Pedagoga na Pró-reitoria de Graduação (UERJ/PR1), sendo responsável pela coordenação do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC). Administra a plataforma Moodle voltada para as disciplinas presenciais da graduação da UERJ (https://ava.pr1.uerj.br/). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EDUCIBER (UERJ). 

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

AMARAL, Mirian Maia do; DA SILVA, Alexsandra Barbosa. METODOLOGIAS ‘INOVADORAS’ NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A FORMAÇÃO DE “CIBERAUTORESCIDADÃOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–22, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.70366. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/70366. Acesso em: 4 maio. 2024.