AS PERSPECTIVAS E IMPRESSÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66851

Palavras-chave:

Formação continuada, Docentes, Educação Básica, Conhecimentos

Resumo

O presente artigo é resultado da produção conjunta de um grupo de professores pesquisadores do programada de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté- UNITAU, realizado na disciplina de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, que discute as contribuições de autores que vêm investigando a profissão e o trabalho docente e a construção dos conhecimentos profissionais e tem como foco de estudos a formação de professores. O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão dos docentes da Educação Básica na identificação e percepção da teoria adquirida em sua formação inicial com a sua prática no cotidiano escolar. Numa abordagem qualitativa, foi utilizado como instrumento de coleta de dados: questionário e entrevista semiestruturada realizada com 5 docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de uma cidade do litoral norte do estado de São Paulo, com diferentes tempos de experiência docente, ou seja, em início, meio e final de carreira. Para a compreensão/apreensão dos sentidos e significados dos dados coletados dos participantes pelos instrumentos, a análise das significações desses dados, foi através dos Núcleos de Significação, método esse que está ancorado nos pressupostos da Psicologia Sócio-histórica. Espera-se com esse artigo aprofundar nas reflexões sobre as perspectivas e impressões da formação continuada de professores da Educação Básica.

Biografia do Autor

Débora Cristina de Lima, Universidade de Taubaté (UNITAU)

é professora, tradutora e pesquisadora. Licenciou-se em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Módulo na cidade de Caraguatatuba (2008) e depois em Letras Português/Inglês (2016), possui especializações em Neuropsicopedagogia, Administração da Educação com Ênfase em Docência do Ensino Superior e Administração da Educação com Ênfase em Educação a Distância pela Faculdade Campos Elíseos (2016). Cursando atualmente o Mestrado em Educação Profissional pela Universidade de Taubaté (UNITAU - Turma de 2021), cujo projeto envolve os desafios docentes frente ao ensino médio para alunos que conciliam trabalho e escola. Contratada pela prefeitura de Ilhabela, atua como docente nas turmas de Ensino Fundamental, ministrando as disciplinas de Português e Projeto de Leitura. Como tradutora, possui 3 trabalhos publicados de literatura, trabalhando com as línguas portuguesa, inglesa e francesa. Somando-se às formações e experiências na Educação, conclui em julho de 2022 o curso de Bacharel em Engenharia da Computação, buscando maiores conhecimentos de tecnologias que possam trabalhar em conjunto com a prática docente. 

Leticia Carolina Borges de Lima Paula, Universidade de Taubaté (UNITAU)

 Leticia Carolina Borges de Lima possui graduação em Educação Física em 2013 pela Universidade de Taubaté. Cursando atualmente o Mestrado em Educação Profissional pela Universidade de Taubaté (UNITAU - Turma de 2021).

Luiz Gonçalves de Almeida, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Filosofia - Claretiano Centro Universitário (2017) e graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2007). Possui especialização em EAD pela Uniseb e em Libras pelo Claretiano. Atualmente é pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, na função de Coordenador Geral dos Napnes da Instituição, atuando com as questões de acessibilidade, inclusão do PAEE na educação profissional e tecnológica.

Renata Andrade Perão, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professora concursada da rede municipal de São Sebastião desde 1999, tendo exercido os cargos de coordenadora pedagógica e diretora escolar num período de 15 anos, atualmente é professora especialista no AEE há 5 anos. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Integradas Modulo (2003) e Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Barra bonita (2019), possui especialização em: Psicopedagogia Institucional e Clinica (2005), Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2007), Educação Especial (2007) pela Faculdade do Litoral Sul Paulista e Especialização em Gestão para o sucesso escolar pela Universidade Anhembi Morumbi (2011) e é mestranda (2021) pela Universidade de Taubaté em Mestrado Profissional em Educação

Virginia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Possui Graduação em Educação Física e Pedagogia pela Universidade de Taubaté (Unitau - 1986 e 1989), Mestrado e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2003 e 2009). Docente da Universidade de Taubaté, Diretora do Departamento de Educação Física (2011 a 2016), Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/UNITAU/CAPES (2011 a 2018) e Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica UNITAU/CAPES (2018 a 2021). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté/SP (Unitau).

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

LIMA, Débora Cristina de; PAULA, Leticia Carolina Borges de Lima; ALMEIDA, Luiz Gonçalves de; PERÃO, Renata Andrade; CUNHA, Virginia Mara Próspero da. AS PERSPECTIVAS E IMPRESSÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–20, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66851. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66851. Acesso em: 21 maio. 2024.