“JÁ CURTIU ALGUM VÍDEO HOJE?”: UM ESTUDO SOBRE A FERRAMENTA ENGVID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62939

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Língua inglesa. Mediação pedagógica. Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar em que medida os vídeos presentes no website EngVid podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Para tanto, a base teórica do trabalho está ancorada nos estudos sobre mediação pedagógica e as TDIC e em estudos sobre o uso do vídeo na sala de aula. Além disso, há uma contextualização do website com base em uma tabela de critérios criada para a avaliação de ferramentas digitais de informação e comunicação e a análise de três vídeos presentes na página do EngVid de acordo com as seguintes proposições: vídeo como sensibilização, vídeo como conteúdo de ensino e vídeo como expressão. As análises apontam que é possível integrar as TDIC em práticas pedagógicas que buscam valorizar a relação dialética e política entre os sujeitos que utilizam esses vídeos para aprender línguas (sujeitos sociais) e a própria ferramenta (objeto técnico).

Biografia do Autor

Ricardo Regis Almeida, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2017) e licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2014) pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Transição. Interessa-se pelas áreas de formação de professores de línguas, educação linguística crítica, linguística aplicada crítica e decolonialidade. Atualmente, ocupa o cargo de professor de língua inglesa na Escola Interamérica.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

ALMEIDA, Ricardo Regis. “JÁ CURTIU ALGUM VÍDEO HOJE?”: UM ESTUDO SOBRE A FERRAMENTA ENGVID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–21, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.62939. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62939. Acesso em: 3 maio. 2024.