“JÁ CURTIU ALGUM VÍDEO HOJE?”: UM ESTUDO SOBRE A FERRAMENTA ENGVID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62939Keywords:
Ensino-aprendizagem. Língua inglesa. Mediação pedagógica. Tecnologias digitais de informação e comunicação.Abstract
O objetivo do presente estudo é analisar em que medida os vídeos presentes no website EngVid podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Para tanto, a base teórica do trabalho está ancorada nos estudos sobre mediação pedagógica e as TDIC e em estudos sobre o uso do vídeo na sala de aula. Além disso, há uma contextualização do website com base em uma tabela de critérios criada para a avaliação de ferramentas digitais de informação e comunicação e a análise de três vídeos presentes na página do EngVid de acordo com as seguintes proposições: vídeo como sensibilização, vídeo como conteúdo de ensino e vídeo como expressão. As análises apontam que é possível integrar as TDIC em práticas pedagógicas que buscam valorizar a relação dialética e política entre os sujeitos que utilizam esses vídeos para aprender línguas (sujeitos sociais) e a própria ferramenta (objeto técnico).
References
BESSA, Valéria da Hora. Teorias da aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
FIGUEIREDO, Célia Assunção. A Organização Textual e o Ensino da Leitura em Inglês. Ilha do Desterro (UFSC), UFSC/SC, n.13, 1985.
FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; GONÇALVES, Rejane Maria. Você já blogou hoje? Estudo sobre o uso de blogs nas aulas de língua inglesa. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL, Ruberval Franco. (Org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. 1ed. Campinas: Pontes, 2015, v. 44, p. 325-353.
GUMESSON, D. W. B.. A utilização de vídeos em aulas de Inglês para o Ensino Médio. Polyphonía, v. 21/2, jul./dez. 2010, p. 519-536.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Editora 34. Idioma: Português, 2010.
MARQUES, Gersion Rodrigues; SABOTA, Barbra; SANTCLAIR, Dllubia. Letramento digital e formação de professores: uma proposta com o aplicativo WhatsApp. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 13, p. 178-189, 2020.
MASETTO, M. T.. Mediação Pedagógica e Tecnologias de Informação e Comunicação. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Org.). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21ed. Campinas/SP: Papirus, 2013, p. 141-171.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 1995.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ªed. Papirus Editora, 2012.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL, Ruberval Franco. (Org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. 1ed. Campinas: Pontes, 2015, v. 44, p. 21-34.
SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu. Abordagens de ensino de língua inglesa mediado por tecnologias e webtecnologias. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL, Ruberval Franco. (Org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. 1ed. Campinas: Pontes, 2015, v. 44, p. 35-44.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Outra finalidade para a educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. In: ZWIEREWICZ, Marlene. Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013.
TOSCHI, Mirza Seabra. CMDI - Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. (Org.). Didática e escola em uma sociedade complexa. 1ªed. Goiânia: CEPED/PUC-Goiás, 2011, p. 113-132.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).