NA CONTRAMÃO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.61430Palavras-chave:
Ensino remoto. Trabalho docente. Formação crítica de professores. Tecnologias digitais de informação e comunicação.Resumo
O ensaio tece reflexões acerca dos processos educativos escolares, incluindo aspectos relativos à formação docente e outros temas insurgentes durante a crise sanitária do novo coronavírus, nas tramas de sistemas educacionais que se amparam no viés ideológico da pedagogia tradicional, mas que convivem, de algum modo, com a relevância assumida pela pedagogia crítica. Por intermédio da articulação da permanência do racionalismo técnico naturalizado nos processos de ensino e aprendizagem adiciona-se o anúncio dos benefícios que se alcançam quando as lógicas dominantes são substituídas por ações forjadas em bases crítica e reflexiva. Nessa contextualização, discorre sobre o ensino remoto emergencial, imposto como alternativa viável à manutenção do calendário escolar de 2020, durante o período da pandemia do novo coronavírus. Contempla ainda, o trabalho docente e a maneira como foi afetado, explana alternativas à reprodução, alimentando ações que se ancoram em recursos midiáticos, especialmente as tecnologias digitais de informação e comunicação, que serviram ao fomento de um projeto educativo emancipatório.
Referências
BRUNO, Adriana Rocha; PESCE, Lucila; HOFFMANN, Adriana. Educação e tecnologia em tempos de pandemia: Programa Ria 40tena e a descolonização do mundo da vida. Dossiê: Educação e tecnologias no contexto da pandemia pelo coronavírus e isolamento social: cenários, impactos e perspectivas. Revista Cocar (PPGED-UEPA), 05/03/2021. Vol. 9. P. 1-21. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4122. Acesso em: 10/06/2021.
CAMPOS, Flávio Rodrigues. Paulo Freire e Seymour Papert: educação, tecnologias e análise do discurso. Curitiba: CRV, 2013.
DIAS, Maria José da Silva. Linguagens hipermidiáticas e formação continuada de professores de Ciências Humanas: estudo das ações de formação docente em uma diretoria estadual de ensino da Região Metropolitana de São Paulo. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo: UNIFESP, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A máquina está a serviço de quem? In: Revista BITS, p. 6, maio de 1984.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GUIMARÃES, Sérgio; FREIRE, P. Educar com a mídia [recurso eletrônico]: novos diálogos sobre educação. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
LAVINAS, Lena; VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa. Maio de 2013. Vol. 43, n. 149. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n149/09.pdf. Acesso em: 10/06/2021.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da inteligência – O Futuro do pensamento na era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
RIBEIRO, Márden de Padua. Por uma Pedagogia Crítica. Ensino em Revista. Uberlândia, MG. v.23, n.2 p.522-547. Jul-dez./2016. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v23n2a2016-10. Acesso em: 10/06/2021.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015
SANTOS, Boaventura de Sousa. 2020. A cruel pedagogia do vírus (Pandemia Capital). São Paulo: Boitempo
SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do "ensino" remoto. Revista Universidade e Sociedade. ANDES. ano XXI. n. 67. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. Janeiro de 2021. P. 36-49. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf Acesso em: 10/06/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).