ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64568Palavras-chave:
Alfabetização, letramento, pandemia, ensino remotoResumo
Este artigo tem como objeto de estudo as possibilidades de alfabetização e letramento com crianças de idade escolar entre 6 e 7 anos de idade, no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Para realizar o estudo, foram utilizados pressupostos investigativos no campo da alfabetização e do letramento, como os estudos de Ferreiro (2010), Soares (2002, 2003, 2011), Teberosky e Colomer (2003), entre outros, utilizando de uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória sobre alfabetização e letramento. Tem-se como objetivo apresentar os resultados dos estudantes, no ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19. A respeito da criança, entendemos que ela se constitui, a partir da perspectiva vigotskiana, como sujeito de uma construção sócio-histórica cultural, capaz de interagir com a sociedade em que vive. Nesse sentido, o presente trabalho é resultado das aprendizagens das crianças, realizadas em duas turmas do 1º ano dos Anos Iniciais, da escola Lápis de Cor-ELC, da rede privada do município de Natal/RN, entre os meses de março e dezembro do ano de 2020. Os resultados obtidos no período indicado mostram que as crianças conseguiram se apropriar da alfabetização e do letramento, mesmo estando no ensino remoto, utilizando de diferentes instrumentos, os quais proporcionaram o desenvolvimento desse processo, bem como o desenvolvimento dos sujeitos. Sendo assim, percebemos que, ao final do ano letivo, foi possível ver a materialização das estratégias utilizadas virtualmente, consolidando, assim, a hipótese de escrita alfabética nas turmas supracitadas - algo que era temido e desconhecido no início de 2020.
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