PRINCÍPIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE

Mariano Pimentel

Resumo


No presente artigo, narro as ações e pesquisas que realizei para modificar o desenho didático de uma disciplina ofertada na modalidade a distância, inicialmente baseado no modelo de educação massiva e instrucionista induzido pela atual política de EAD. Ao longo de uma década, fui transformando o desenho didático da disciplina buscando promover uma educação online, baseada nas práticas da cibercultura. Apresento seis princípios que guiaram as ações efetivadas na disciplina, e discuto o que alunos e tutores disseram sobre as experiências vivenciadas na disciplina. Como resultado das ações, ficamos fora da lei (por abolirmos as provas presenciais) e modificamos as funções atribuídas aos professores-tutores presenciais (que não receberam a mais para exercer as novas funções). As transgressões, realizadas com o empenho de todos, denunciam a necessidade de mudanças no sistema de educação a distância de nosso país para viabilizar desenhos didáticos alternativos. Além de suscitar mudanças políticas, espero que o caso aqui relatado também possa inspirar outros docentes a repensar o desenho didático e suas práticas na modalidade a distância.


Palavras-chave


Desenho Didático; Educação a distância; Educação online; Cibercultura

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.36409

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