Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" DESCOBRINDO O GOSTO PELA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “LEITURA EM FAMÍLIA” / Discovering a taste for reading: an experience with the “family reading” project Resumo  PDF
Rafaella Pereira Chagas, Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Maria Lucia Pessoa Sampaio
 
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET / Reading comprehension: a didactic proposal with the use of padlet Resumo  PDF  PDF  PDF
Janaína Nogueira, Katia Abreu
 
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas DISCURSOS SOBRE O FEMININO E O MASCULINO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA COM PRÁTICAS DE LEITURA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO / Discourses about female and male at school: a proposal with reading practices according to the Discourse Analysis Resumo  PDF
Raquel Danielli Mota, Andréa Rodrigues
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE HÁBITOS DE LEITURA À ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DE LEITOR DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA / Reading habits at entry to higher education: the reading profile of students attending a basic education degree Resumo  PDF
Adriana Cardoso, Antónia Estrela, Patrícia Ferreira, Carolina Gonçalves
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES / Portuguese Language and afro-brazilian literature african literatures: reading and reader training Resumo  PDF
Norma Sueli Rosa Lima, Sandra Regina Brito Curvelo
 
n. 11 (2017): LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS OLHARES SUBJETIVOS PARA A ALFABETIZAÇÃO / Subjective views on literacy Resumo  PDF
Francisco Renato Lima, Maria Angélica Freire de Carvalho
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO: O DISCURSO OFICIAL E O DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1930 NO BRASIL / The historical constitution of reading as an object of teaching official and didactic discourse in the 1930s in Brazil Resumo  PDF
Alanne De Paula Barbosa, Washington Silva de Farias
 
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity Resumo  PDF
Adriana Nunes de Souza, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
 
n. 11 (2017): LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS LEITURA E APROPRIAÇÃO DO LITERÁRIO EM “A MENINA QUE NÃO SABIA LER” / Reading and appropriation of the literary in “The girl who could not read” Resumo  PDF
Márcio Araújo de Melo, Andreia Nascimento Carmo, Valdivina Telia Rosa de Melian
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" O ESPAÇO CEMITERIAL: LEITURAS DISCURSIVAS DO ESPAÇO URBANO / The cemiterial space: discursive readings of urban space Resumo  PDF
Tatiana Barbosa de Sousa, Maria Cleci Venturini
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA / Literary Studies, Reading and Aesthetic Experience Resumo  PDF
Ana Crélia Dias, Ana Cristina Coutinho Viegas, Iza Terezinha Gonçalves Quelhas
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE LEITURA NAS CONDIÇÕES DO PROFLETRAS: NO JOGO ENTRE PARÁFRASE E POLISSEMIA / A discursive proposal for reading under the PROFLETRAS conditions: in the game between paraphrase and polysemy Resumo  PDF
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
 
n. 11 (2017): LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM VOZ ALTA COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO / Readers development in school: reading aloud as a strategy for literacy Resumo  PDF
Valéria Cunha dos Santos, Ana Paula Oliveira Santana
 
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Resumo  PDF
Marcos NONATO DE OLIVEIRA
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS LEITORAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS / Reading the literary text at school: reading experiences in the construction of meaning Resumo  PDF
Maria Isaura Rodrigues Pinto, Christianne Teixeira da Matta Godoy
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR: UMA LEITURA DE “TCHAU”, DE LYGIA BOJUNGA / Interaction between text and reader: a reading of “Tchau”, by Lygia Bojunga Resumo  PDF
Jhennefer Alves Macêdo
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO “O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME Resumo  PDF
Anadir Aparecida SELÓRIA, Margarida da Silveira CORSI
 
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORES Resumo  PDF
Ivanda Maria Martins SILVA
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies Resumo  PDF
Norma Sueli Rosa Lima
 
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO Resumo  PDF
Rossana Regina Guimarães Ramos HENZ
 
n. 3 (2013): JULHO-DEZEMBRO PROUST COMO LEITOR E A SALA DE AULA Resumo  PDF
Ana Luiza Ramazzina Ghirardi
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho LEITURA E DISCURSO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO EM COLEÇÃO DIDÁTICA DO ENSINO MÉDIO Resumo  PDF
Luciano Taveira de AZEVEDO
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho A INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL NA COMPREENSÃO LEITORA Resumo  PDF
Soraia Cristina BLANK
 
1 a 23 de 23 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"