DIÁRIO DE LEITURA COMO POTÊNCIA DE IMPLICAÇÃO SUBJETIVA NO ENCONTRO COM A OBRA LITERÁRIA / READING JOURNAL AS A POWER OF SUBJECTIVE IMPLICATION IN THE ENCOUNTER WITH THE LITERARY WORK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.85490

Palavras-chave:

Subjetividade., Leitura literária., Formação de leitores., Diário de leitura., PROFLETRAS.

Resumo

A leitura literária no ambiente escolar ocorre de diversas maneiras, sendo que algumas propostas se mostram mais alicerçadas em novas abordagens, enquanto outras se baseiam em metodologias tradicionais. Entretanto, percebe-se uma defasagem de práticas de leitura literária que contemplem a subjetividade leitora, devido ao desconhecimento da perspectiva teórica por parte dos professores e até mesmo resistência a novas abordagens de trabalho para com a obra literária. Nesse contexto, é necessário pensarmos em ferramentas que nos auxiliem na promoção de práticas leitoras que ofereçam aos educandos o fortalecimento do vínculo com o texto literário e a construção de sentidos. Em vista disso, este artigo visa discutir o uso do diário de leitura por estudantes do Ensino Básico, utilizado como recurso didático para apropriação singular do texto literário. A proposta didática, resultado de pesquisa realizada no âmbito do PROFLETRAS, foi aplicada com uma turma de 8º ano e consistiu na leitura de textos acompanhada de atividades de aprofundamento e discussões, o que possibilitou a análise de marcas subjetivas do leitor, registradas em diários durante as leituras literárias, antes e depois do trabalho orientado de leitura. Os fundamentos teóricos e metodológicos ancoram-se nos estudos de Rouxel (2012a, 2012b, 2013), Jouve (2002, 2013), Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram o diário de leitura como um instrumento didático que contribui na constituição da subjetividade leitora e no desenvolvimento de senso crítico, além de subsidiar o docente no acompanhamento da leitura realizada pelos estudantes. 

Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

Doutora em Linguagem e Educação, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, bacharel e licenciada em Letras Português-Russo, tendo sido toda sua trajetória de formação realizada na USP. No ano de 2022, realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Buenos Aires, onde desenvolveu pesquisa sobre didática de língua e literatura. Atualmente, é professora dos programas de pós-graduação da UEL PROFLETRAS e PPGEL, além de atuar na área de Metodologia de Ensino no curso de licenciatura em Letras: Português. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Felip (Formação e Ensino em Língua Portuguesa).

Raquel Aparecida Carlos de Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), contemplada com bolsa da CAPES. Possui especialização em Língua Inglesa para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Norte do Paraná e graduação em Letras pela mesma instituição. É professora efetiva de Língua Portuguesa e Inglesa desde 2015 em colégios estaduais do Paraná. Atualmente, é colaboradora do projeto de Pesquisa "Escutar o Leitor: leitura e subjetividade em depoimentos de licenciados e professores de língua materna", realizado na UEL.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Oliveira Lima, S., & Carlos de Souza, R. A. (2024). DIÁRIO DE LEITURA COMO POTÊNCIA DE IMPLICAÇÃO SUBJETIVA NO ENCONTRO COM A OBRA LITERÁRIA / READING JOURNAL AS A POWER OF SUBJECTIVE IMPLICATION IN THE ENCOUNTER WITH THE LITERARY WORK. Pensares Em Revista, (31), 168–192. https://doi.org/10.12957/pr.2024.85490

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND