DIÁRIO DE LEITURA COMO POTÊNCIA DE IMPLICAÇÃO SUBJETIVA NO ENCONTRO COM A OBRA LITERÁRIA / READING JOURNAL AS A POWER OF SUBJECTIVE IMPLICATION IN THE ENCOUNTER WITH THE LITERARY WORK
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.85490Palavras-chave:
Subjetividade., Leitura literária., Formação de leitores., Diário de leitura., PROFLETRAS.Resumo
A leitura literária no ambiente escolar ocorre de diversas maneiras, sendo que algumas propostas se mostram mais alicerçadas em novas abordagens, enquanto outras se baseiam em metodologias tradicionais. Entretanto, percebe-se uma defasagem de práticas de leitura literária que contemplem a subjetividade leitora, devido ao desconhecimento da perspectiva teórica por parte dos professores e até mesmo resistência a novas abordagens de trabalho para com a obra literária. Nesse contexto, é necessário pensarmos em ferramentas que nos auxiliem na promoção de práticas leitoras que ofereçam aos educandos o fortalecimento do vínculo com o texto literário e a construção de sentidos. Em vista disso, este artigo visa discutir o uso do diário de leitura por estudantes do Ensino Básico, utilizado como recurso didático para apropriação singular do texto literário. A proposta didática, resultado de pesquisa realizada no âmbito do PROFLETRAS, foi aplicada com uma turma de 8º ano e consistiu na leitura de textos acompanhada de atividades de aprofundamento e discussões, o que possibilitou a análise de marcas subjetivas do leitor, registradas em diários durante as leituras literárias, antes e depois do trabalho orientado de leitura. Os fundamentos teóricos e metodológicos ancoram-se nos estudos de Rouxel (2012a, 2012b, 2013), Jouve (2002, 2013), Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram o diário de leitura como um instrumento didático que contribui na constituição da subjetividade leitora e no desenvolvimento de senso crítico, além de subsidiar o docente no acompanhamento da leitura realizada pelos estudantes.
Referências
BERTE, Simone de Barros; MAQUÊA, Vera. Diário de leituras nas escolas: Interpretação e subjetividades. Revista Ecos, Cavalhada, v. 27, n. 2, p. 92-116, mar. 2019. http://doi.org/10.30681/issn23163933v27n02/2019p92-116. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4371. Acesso em: 30 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 12 jun. 2024.
CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.
COMPAGON, Antoine. Literatura para quê?. Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: Sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (org.). Leitura subjetiva e ensino de Literatura. Tradução de Amaury C. Moraes, Arlete Cipolini, Gabriela Rodella de Oliveira, Leonaldo Batista dos Santos, Marcello Bulgarelli, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: UNESP, 2002.
AUTOR. Artigo em periódico. 2016.
ORLANDI, Eni. Análise do discurso: Princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes Editora, 2015.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007b.
ORLANDI, Eni. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas: Pontes Editora, 2007a.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: Uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. 2. ed. São Paulo: 34 Editora, 2009.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da Literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. (org.). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 17-34.
ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da Literatura: O advento do sujeito leitor. Revista Criação & Crítica, São Paulo, v. 1, n. 9, p. 13-24, nov. 2012a. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p13-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/46858. Acesso em: 09 jun. 2024.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: Quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 272-283, abr. 2012b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/vbgD8LhYCcYxjFYf93P4Kwq/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2024.
ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (org.). Leitura subjetiva e ensino de Literatura. Tradução de Amaury C. Moraes, Arlete Cipolini, Gabriela Rodella de Oliveira, Leonaldo Batista dos Santos, Marcello Bulgarelli, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros. São Paulo: Alameda, 2013.
TFOUNI, Leda Verdiani; LAUREANO, Marcella Marjory Massolini. Entre a análise do discurso e a Psicanálise, a verdade do sujeito – análise de narrativas orais. Revista Investigações, Recife, v. 18, n. 2, p. 1-15, jul. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1485. Acesso em: 12 jun.2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).