“O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2015.19304Palavras-chave:
Literatura. Cinema. Leitura. Letramento literário. Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta resultados de leitura comparativa do livro “O meu pé de laranja lima” (1968), de José Mauro de Vasconcelos com o filme homônimo (2012), dirigido por Marcos Bernstein. Objetiva desenvolver atividades didáticas para que os professores possam promover o letramento literário de alunos do 9º ano do ensino fundamental II, por meio da análise comparativa entre as obras citadas e da transposição do verbal para o verbo-audiovisual. Está embasado na proposta sociointeracionista do discurso, de Bakhtin (1992,1997); de leitura de Micheletti (2006) e de Leffa (1996); e de letramento literário de Cosson (2014). O material didático desenvolve-se por atividades sequenciais sugeridas por Rildo Cosson (2014), realizando uma associação entre romance e filme como forma de fomentar o interesse dos alunos pela leitura, já que envolve mídias voltadas para sua realidade, além de apresentar passos para a leitura do livro e estratégias para estimulá-los e incentivá-los durante a aplicação da proposta. É o resultado dos estudos realizados no PROFLETRAS – Mestrado Profissional em Letras – modalidade de curso Stricto Sensu que visa à elaboração de material didático para assessorar professores do ensino fundamental I e II. Iniciativa que vem ao encontro dos anseios de professores de Língua Portuguesa em busca de direcionamentos que auxiliem no desenvolvimento do gosto pela leitura, do letramento literário e de metodologias de ensino que tornem as aulas mais dinâmicas, preenchendo as necessidades do aluno contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).