LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2015.16523Palavras-chave:
Letramento Digital, Educação a Distância, Leitura, Escrita.Resumo
Na educação a distância, os processos de ensino-aprendizagem são mediados pelas tecnologias da informação e comunicação, requerendo amplo domínio das ferramentas tecnológicas por parte de discentes e docentes. Surge a noção do letramento digital como certo estado que adquirem os que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem práticas de leitura e escrita mediadas eletronicamente (SOARES, 2002). O letramento digital implica tanto a apropriação de uma tecnologia, quanto o exercício efetivo das práticas de leitura e escrita no meio digital (COSCARELLI, 2005). A superabundância de informações, os e-gêneros (MARCUSCHI, 2004), bem como a interatividade dos ambientes virtuais precisam ser considerados na motivação para o aprimoramento das práticas de leitura e escrita. Pretende-se discutir o letramento digital, tendo em vista as práticas de leitura e escrita de licenciandos em Letras da UAB/UFRPE. O público-alvo da pesquisa é formado por professores/cursistas que atuavam na educação básica, 62% tinham entre 30 e 48 anos, com vasta experiência profissional. A pesquisa revela caráter qualitativo, privilegiando-se as experiências e concepções dos professores que realizaram as atividades para a disciplina Práticas de Leitura e Produção Textual. A elaboração de jornais virtuais com temáticas variadas revelou-se como atividade importante na motivação das atividades de leitura e escrita em novos suportes tecnológicos. Percebeu-se a condição dos professores como “imigrantes digitais” (PRENSKY, 2001), os quais precisam conquistar maior autonomia na manipulação de ferramentas tecnológicas para as atividades de leitura e escrita nos ambientes virtuais de aprendizagem.
Palavras-chave: Letramento Digital, Educação a Distância, Leitura, Escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).