DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.88702

Palavras-chave:

Leitura, Leitor

Resumo

A leitura é uma habilidade complexa que envolve processos visuais, processos linguísticos, uso do conhecimento e engajamento na construção do significado. A proposta deste dossiê dedica-se a abordar os resultados de pesquisas desenvolvidas alinhados com a ciência da leitura, considerando o ato de ler, a tipologia de leitores, a identificação das palavras, os traços da leiturabilidade e a compreensão leitora. Além disso, interessam métodos diversos de pesquisa, em especial, aqueles menos explorados no campo da linguística. Dentre os objetivos do dossiê, destaca-se a apresentação de textos que priorizem a possível contribuição para o meio educacional, seja por uma proposta prática seja por uma reflexão teórica que envolvam os seguintes temas: acesso lexical, leitura e gêneros textuais; leitura e modos de ler; leitura e compreensão leitora. A ideia é reunir artigos que problematizem essas questões assim como discussões que atravessem o tema da leitura, tais como: a escolha do material para leitura e a motivação para ler. Enfim, trabalhos que revelem caminhos possíveis no presente e para o futuro do desenvolvimento da habilidade leitora.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Abreu, K. N. M. de, Cid de Garcia, D., & Novo Gomes, J. (2024). DOSSIÊ 32: LEITURA, LEITOR, LEITURABILIDADE, COMPREENSÃO LEITORA EM PERSPECTIVA TRANSLACIONAL. Pensares Em Revista, (32), 1–7. https://doi.org/10.12957/pr.2024.88702