(RES)SIGNIFICANDO HORIZONTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A REMIÇÃO PELA LEITURA / (RE) THINKING HORIZONS: CONSIDERATIONS ABOUT REMISSION BY READING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.82748

Palavras-chave:

Leitura, Remição pela leitura, Pessoa privada de liberdade

Resumo

A leitura, como ato que compreende todos os espaços da vida do homem, também está presente nas instituições penais brasileiras por meio do recém criado projeto Remição pela Leitura. A pessoa privada de liberdade utiliza o projeto de leitura para remir a pena e para promover o desenvolvimento social. Nesse sentido, analisa-se o processo de construção cidadã das pessoas privadas de liberdade instituído nas disposições legais que envolvem a Remição pela Leitura, contribuindo para a reflexão acerca da presença da leitura nos espaços penais como forma não apenas de remir a pena, mas de propor dignidade humana para a pessoa privada de liberdade, conforme a CF/88. Todavia, é necessário compreender como os dispositivos legais podem, de fato, promover o desenvolvimento e reflexão sobre si e sobre o mundo. Assim, esse artigo analisa o papel da leitura promovido pelo projeto Remição pela Leitura. Em vista do que é proposto no referido projeto, é necessário compreender e analisar como os dispositivos legais visam materializar a leitura para pessoas privadas de liberdade. Busca-se, portanto, contribuir para a ressocialização da pessoa privada de liberdade. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica sobre a importância da leitura e dos pressupostos legais, analisa-se que ele é mais do que oportunidade para remir a pena, entretanto, há que se melhorar na sua constituição para que a leitura, de fato, possa cumprir o seu papel.

 

Biografia do Autor

Neliane Raquel Macedo Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/2019). Atualmente é professora de português e inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Linguística e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: A importância da Leitura para diferentes contextos; Uso de recursos de metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais para o ensino e aprendizagem de língua e literatura. Ensino e Aprendizagem de Línguas. Fonética e Fonologia. Modelos de Aquisição de Linguagem.

Referências

AGUIAR, Leonardo. Direito Penal, Direito Constitucional e Estado Democrático de Direito. 2018. Disponível em: https://leonardoaaaguiar.jusbrasil.com.br/artigos/324819590/direito-penal-direito-constitucional-e-estado-democratico-de-direito. Acesso em: 02.04. 2023.

AMORA, Antônio Soares. Introdução à teoria da literatura. 13. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

BAUMAN, Zygmunt; MAZZEO, Riccardo. O elogio da literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

BRASIL. CONJUR. Portaria Conjunta JF/DEPEN nº 276, de 20 de junho de 2012. Disciplina o Projeto da Remição pela Leitura no Sistema Penitenciário Federal.. Brasília, 20 jun. 2012. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/portaria-conjunta-jf-depen.pdf. Acesso em: 21.11.2023.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Recomendação nº 44, de 26 de novembro de 2013. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Brasília, 26 nov. 2013. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/portaria-44-cnj.pdf. Acesso em: 17.07.2023.

BRASIL. DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN). Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen. Acesso em: 27.05.2023.

BRASIL. Lei nº 10.606, de 30 de junho de 2017. Institui o Projeto "Remição pela Leitura" no âmbito dos Estabelecimentos Penais do Estado do Maranhão. São Luís, 30 jun. 2017. Disponível em: http://stc.ma.gov.br/legisladocumento/?id=4791#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2010.606%2C%20DE%2030,Penais%20do%20Estado%20do%20Maranh%C3%A3o. Acesso em: 11.03.2023

BRASIL. Lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para dispor sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Brasília, 29 jun. 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 12.04.2023

BRASIL. Lei nº 7210, de 11 de julho de 1984. Institui da Lei de Execução Penal. Lei. Brasília, 11 jul. 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 07.05.2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Nota Técnica nº 1/2020/GAB-DEPEN/DEPEN/MJ, de 04 de março de 2020. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN). Brasília, 04 mar. 2020. Disponível em: http://depen.gov.br/DEPEN/copy_of_Remissopelaleitura.pdf. Acesso em: 15.04.2023.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura brasileira: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Atual, 2005.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. 18. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2016.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes; PAIVA, Jane. A leitura no espaço carcerário. Perspectiva, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 111-128, 30 abr. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2014v32n1p111. Acesso em: 21.07.2023.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção de sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2016. 4ª reimpressão.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 5ª reimpressão.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEFFA, Vilson Jose. Fatores da compreensão na leitura. Cadernos do Il. Porto Alegre, v. 15, n. 15, p. 143-159, 1996.

LIMA, Sheila Oliveira; MELO, Henrique Furtado de. Leitura literária e vivência criativa no espaço carcerário. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, 293-309, Dez/2015.

MASSON, Cleber. Direito Penal: parte geral. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2013.

OLIVEIRA, Karen Kethelym Lourenço de. O estudo do preso como meio de ressocialização e forma de remição de pena. 2019. 42 f. TCC (Graduação) – Curso de Direito, Faculdade UNIEvangélica, Anápolis, 2019.

WINCHUAR, Marcio José de Lima; BAHLS, Diego Paiva. A leitura como prática de (re)socialização no Sistema Penitenciário Nacional. Revista Educação e Emancipação, [S.L.], p. 147, 1 ago. 2017. Universidade Federal do Maranhão. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v10n2p147-164. Acesso em: 02.08.2023.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Macedo Aquino, N. R. (2024). (RES)SIGNIFICANDO HORIZONTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A REMIÇÃO PELA LEITURA / (RE) THINKING HORIZONS: CONSIDERATIONS ABOUT REMISSION BY READING. Pensares Em Revista, (30), 68–92. https://doi.org/10.12957/pr.2024.82748

Edição

Seção

DOSSIÊ 30 - DA VOZ DE PRISÃO ÀS FALAS POR LIBERTAÇÃO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE / DOSSIER 30 - FROM THE VOICE OF IMPRISONMENT TO DISCOURSES FOR LIBERATION: ARTISTIC AND EDUCATIONAL PRACTICES IN CONTEXTS OF RESTRICTED FREEDOM