LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA A PARTIR DA OBRA A ÁRVORE, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.94378Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Produção textual, Bartolomeu Campos de Queirós, A árvoreResumo
A presente pesquisa parte do princípio de que ensinar a ler e a escrever é uma responsabilidade compartilhada por todas as áreas do conhecimento (Neves et al., 2001), propondo uma reflexão sobre os sujeitos envolvidos na formação de leitores e na promoção da leitura e da produção textual na escola. Na primeira parte, são discutidas as ideias de Guedes e Souza (2001), que defendem que as práticas de leitura e escrita devem ser assumidas pela instituição escolar como um todo, não apenas pelo professor de Língua Portuguesa. Em seguida, o estudo apresenta uma proposta, voltada para a Educação Básica, de aplicação interdisciplinar desses preceitos à obra literária A árvore, de Bartolomeu Campos de Queirós. A partir das contribuições de Camara (2012), o trabalho reforça a importância de consolidar a leitura e a escrita como práticas essenciais em todas as disciplinas, destacando as dificuldades dos alunos em compreender textos de forma significativa. Inspirado também por Paulo Freire (1989), especialmente em A importância do ato de ler, o estudo conclui que a escola e os professores têm papel fundamental na formação de leitores críticos e sensíveis. Defende-se, portanto, que todos os docentes sejam leitores ativos, capazes de interpretar profundamente os textos, de estabelecer conexões intertextuais, dessa forma, contribuindo para a construção de uma leitura que permita a reescrita do mundo.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Mec, 2018.
CAMARA, Tania Maria Nunes de Lima. Leitura na escola básica: preocupações pedagógicas. In: DARCILIA, Simões (org.). Língua portuguesa e ensino: reflexões e propostas sobre a prática pedagógica. São Paulo: Factash, 2012, p. 213-229.
CARTOLA. As rosas não falam. Um mundo melhor. Intérprete: Beth Carvalho. RCA Victor, 1976. LP.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, Iara C. B. et al. (orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 4. ed. Porto Alegre: Editora Universidade UFRGS, 2001, p. 15-20.
KILMER, Joyce. Trees and Other Poems. New York: George H. Doran Company, 1914. Disponível em: https://www.poetryfoundation.org/poetrymagazine/poems/12744/trees
MACHADO, Ana Maria. Bisa Bia, Bisa Bel. Ilustr. Regina Yolanda. Rio de Janeiro: Salamandra, 1981.
NEVES, Iara C. B. et al. (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 4. ed. Porto Alegre: Editora Universidade UFRGS, 2001.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. A árvore. Ilustr. Mario Cafiero. 4. ed. São Paulo: Global, 2018.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. A criação poética e a criança. In: ABREU, Julio (org.). Sobre ler, escrever e outros diálogos. 2. ed. São Paulo: Global, 2019.
RODRIGUES, Ana Paula Oliveira Macri. A árvore, de Bartolomeu Campos de Queirós: experiência afetiva e multissensorial para quaisquer leitores. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Ler imagens, um aprendizado. Ed. Canone Editorial, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).
