INTERSEÇÕES ENTRE A BELEZA DAS EXATAS E DAS HUMANAS: UMA ENTREVISTA COM CELSO COSTA
INTERSECTIONS BETWEEN THE BEAUTY OF THE SCIENCES AND THE HUMANITIES: AN INTERVIEW WITH CELSO COSTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.88585Palavras-chave:
Leitura e formação literária., Literatura contemporânea., Processo criativo.Resumo
Nesta entrevista, conversamos com Celso José da Costa, matemático brasileiro de renome internacional e vencedor do Prêmio LeYa 2022 com o romance A Arte de Driblar Destinos. Reconhecido pela descoberta da superfície que leva seu nome, a Superfície Costa, Celso construiu uma carreira de destaque no universo científico. No entanto, sua trajetória foi além da matemática. Após a aposentadoria, ele encontrou na escrita literária uma nova forma de expressão, transformando reflexões íntimas em um romance aclamado. Escrito sob o pseudônimo Fagundes Andrade, A Arte de Driblar Destinos combina elementos autobiográficos e ficcionais, oferecendo um olhar sensível e crítico sobre a realidade social do interior do Brasil. Durante a conversa, Celso compartilha os detalhes da transição de uma carreira acadêmica consolidada para a literatura, abordando os paralelos entre essas duas áreas e as influências que moldaram seu estilo. Além de refletir sobre os desafios e prazeres de transitar entre a matemática e a literatura, Celso destaca o papel transformador da leitura em sua vida e na formação de sua escrita. Essa entrevista revela como criatividade, sensibilidade e rigor podem coexistir, conectando mundos que, à primeira vista, parecem tão distintos.
Referências
BORGES, J. L. O Aleph. Companhia das Letras. 2008.
COSTA, C. A vida misteriosa dos matemáticos. Editora Kazuá. 2018.
COSTA, C. A arte de driblar destinos. Fósforo Editora. 2024.
COSTA, C. A Geometria do Chapéu do Sambista. (No prelo).
MEIA-NOITE em Paris. Direção: Woody Allen. Produção: Letty Aronson; Stephen
Tenenbaum; Jaume Roures. Estados Unidos: Sony Pictures Classics, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).