“EU GOSTARIA DE PODER DIZER QUE A LITERATURA É INÚTIL, MAS NÃO É (...)”, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE A REMIÇÃO DA PENA PELA LEITURA / “I WISH I COULD SAY THAT LITERATURE IS USELESS, BUT IT’S NOT (...)”, AN EXPERIENCE REPORT IN A UNIVERSITY EXTENSION PROJECT ON THE REMEDY OF PENALTY FOR READING

Autores/as

  • Paulo Roberto Tonani Patrocínio Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.82847

Palabras clave:

Remição de pena pela leitura., Direito à leitura, Educação no cárcere

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma espécie de relato das experiências construídas a partir de um projeto de extensão universitária que atua na promoção da remição da pena pela leitura em unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro. A partir de uma metodologia participativa, docentes e estudantes monitores atuantes no projeto apresentam e discutem obras literárias com o objetivo garantir a realização da remição de 4 (quatro) dias da pena para cada livro lido pelos participantes, após avaliação do relatório de leitura ou da resenha crítica correspondente à obra literária lida. Além da realização de rodas de leitura em unidades prisionais, o projeto também apresenta um importante eixo formativo a partir da discussão de textos de sociólogos, filósofos ou antropólogos que investigam, criticam e apresentam dados sobre o sistema prisional, além de uma abordagem da relação entre literatura e cárcere, seja por meio de representações da experiência prisional ou a partir da reflexão sobre a importância da leitura em espaços de privação de liberdade. A partir do relato da experiência construída no âmbito do projeto busca-se refletir sobre o lugar e o papel da leitura literária em espaços de privação de liberdade. O referencial teórico adotado utilizado para a produção desta reflexão crítica parte das contribuições de Antonio Candido presentes no ensaio “O direito à literatura” e também dos pesquisadores Ana Claudia Ferreira Godinho e Elionaldo Fernandes Julião, reunidas no volume “Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa”.    

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Tonani Patrocínio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Letras-Libras e Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, ambos da Faculdade de Letras da UFRJ.

Citas

BENEVIDES, M. V.. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (Orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Ed. Universitária, 2007.

CAMUS. A. O estrangeiro. Tradução de Valerie Rumjanek. 51ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2020.

CÂNDIDO, A. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CRENSHAW, K. W. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. In: VV.AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe; tradução Heci Regina Candiani. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.

DE MAEYER, M. Educação na prisão não é mera atividade. In: Revista Educação & Realidade. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Educação em Prisões. 38.1, jan./mar. 2013. ( Organização Elionaldo F. Julião & Elenice Onofre).

FONSECA, R. Intestino grosso. In: _______. Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. (Saraiva de Bolso)

GODINHO, A. C. F. e JULIÃO, E. F. Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2022.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Patrocínio, P. R. T. (2024). “EU GOSTARIA DE PODER DIZER QUE A LITERATURA É INÚTIL, MAS NÃO É (.)”, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE A REMIÇÃO DA PENA PELA LEITURA / “I WISH I COULD SAY THAT LITERATURE IS USELESS, BUT IT’S NOT (.)”, AN EXPERIENCE REPORT IN A UNIVERSITY EXTENSION PROJECT ON THE REMEDY OF PENALTY FOR READING. Pensares Em Revista, (30), 110–126. https://doi.org/10.12957/pr.2024.82847

Número

Sección

DOSSIÊ 30 - DA VOZ DE PRISÃO ÀS FALAS POR LIBERTAÇÃO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE / DOSSIER 30 - FROM THE VOICE OF IMPRISONMENT TO DISCOURSES FOR LIBERATION: ARTISTIC AND EDUCATIONAL PRACTICES IN CONTEXTS OF RESTRICTED FREEDOM