“EU GOSTARIA DE PODER DIZER QUE A LITERATURA É INÚTIL, MAS NÃO É (...)”, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE A REMIÇÃO DA PENA PELA LEITURA / “I WISH I COULD SAY THAT LITERATURE IS USELESS, BUT IT’S NOT (...)”, AN EXPERIENCE REPORT IN A UNIVERSITY EXTENSION PROJECT ON THE REMEDY OF PENALTY FOR READING
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.82847Palavras-chave:
Remição de pena pela leitura., Direito à leitura, Educação no cárcereResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma espécie de relato das experiências construídas a partir de um projeto de extensão universitária que atua na promoção da remição da pena pela leitura em unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro. A partir de uma metodologia participativa, docentes e estudantes monitores atuantes no projeto apresentam e discutem obras literárias com o objetivo garantir a realização da remição de 4 (quatro) dias da pena para cada livro lido pelos participantes, após avaliação do relatório de leitura ou da resenha crítica correspondente à obra literária lida. Além da realização de rodas de leitura em unidades prisionais, o projeto também apresenta um importante eixo formativo a partir da discussão de textos de sociólogos, filósofos ou antropólogos que investigam, criticam e apresentam dados sobre o sistema prisional, além de uma abordagem da relação entre literatura e cárcere, seja por meio de representações da experiência prisional ou a partir da reflexão sobre a importância da leitura em espaços de privação de liberdade. A partir do relato da experiência construída no âmbito do projeto busca-se refletir sobre o lugar e o papel da leitura literária em espaços de privação de liberdade. O referencial teórico adotado utilizado para a produção desta reflexão crítica parte das contribuições de Antonio Candido presentes no ensaio “O direito à literatura” e também dos pesquisadores Ana Claudia Ferreira Godinho e Elionaldo Fernandes Julião, reunidas no volume “Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa”.
Referências
BENEVIDES, M. V.. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (Orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Ed. Universitária, 2007.
CAMUS. A. O estrangeiro. Tradução de Valerie Rumjanek. 51ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2020.
CÂNDIDO, A. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CRENSHAW, K. W. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. In: VV.AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe; tradução Heci Regina Candiani. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.
DE MAEYER, M. Educação na prisão não é mera atividade. In: Revista Educação & Realidade. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Educação em Prisões. 38.1, jan./mar. 2013. ( Organização Elionaldo F. Julião & Elenice Onofre).
FONSECA, R. Intestino grosso. In: _______. Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. (Saraiva de Bolso)
GODINHO, A. C. F. e JULIÃO, E. F. Remição de pena pela leitura no Brasil: o direito à educação em disputa. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).