MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2015.17192Palabras clave:
Leitura. Multimodalidade. Ensino. Língua portuguesa. Leitores críticos.Resumen
A forte presença multimodal nos eventos comunicativos na pós-modernidade passou a exigir dos sujeitos novas habilidades leitoras. A relação entre os modos semióticos verbais e não verbais presentes nos textos criaram novas possibilidades de leitura crítica, fazendo surgir à necessidade de uma abordagem multimodal na sala de aula, principalmente nas aulas de língua portuguesa. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, na área de leitura. O foco desse estudo é mostrar o desenvolvimento de leitura dos alunos, a partir de um trabalho de intervenção realizado com a multimodalidade textual. Trata-se de uma pesquisa interventiva de caráter qualitativo e descritivo. Como instrumentos de coleta de dados empregamos questionário, sequências didáticas, notas de campo e entrevista. A análise dos dados ocorreu por amostragem. Apenas dez alunos participaram efetivamente da pesquisa. Nesta pesquisa, buscamos trabalhar atividades dentro de um processo dinâmico, procurando construir o sentido a partir de um processo interativo entre todos os elementos multimodais que constituem os textos. Os resultados deste processo investigativo mostram que no período da intervenção, de forma gradual, os alunos, que antes priorizavam apenas os fatores verbais durante a leitura, passaram a considerar os demais elementos multissemióticos, que compõem os textos, tornando assim, o processo de atribuição de sentido mais detalhado e criterioso. Nesse sentido, destacamos que o trabalho com a multimodalidade mostrou-se um caminho para tornar os alunos leitores mais ativos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).