Sobre a Revista

Palimpsesto teve o seu primeiro número em 1999. É uma publicação com periodicidade quadrimestral, atualmente avaliada como Qualis B1 pela Capes (quadriênio 2017-2020). Acolhe artigos inéditos e resenhas nos campos dos estudos literários e linguísticos (incluindo aqueles com interface em outras áreas), em português, espanhol, inglês e francês. Os artigos são submetidos ao sistema de duplo parecer, sem indicação de autoria. Cada número do periódico conta com editores executivos que têm total autonomia para escolher, entre os artigos aprovados, aqueles que farão parte da revista, de acordo com critérios científicos como atualização e contribuição inédita dentro do campo de pesquisa.

 ISSN:  1809-3507 | Ano de criação: 1999 | Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes | Qualis: B1 (Linguística e Literatura)

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Edição 50 (2026.1) - Chamada para publicação

2025-06-25

A Palimpsesto receberá artigos e resenhas com tema livre em português, espanhol, inglês e francês para comporem a edição Miscelânea, número 50, ano 2026, dedicado aos Estudos de Língua e aos Estudos Literários.

A edição convida os pesquisadores interessados a submeter seus artigos e resenhas até o dia 30/09/2025.

Publicação prevista para janeiro de 2026.

Para mais informações, verifique a seção "Diretrizes para Autores" neste site.

Saiba mais sobre Edição 50 (2026.1) - Chamada para publicação

Edição Atual

v. 24 n. 48 (2025): Vozes insurgentes: literaturas negro-brasileira e africana em evidência
					Visualizar v. 24 n. 48 (2025): Vozes insurgentes: literaturas negro-brasileira e africana em evidência

2º quad.: mai.- ago./2025

Data da publicação: jun./2025

Publicado: 2025-06-23

Edição completa

Apresentação

  • Cartografias da negritude: as literaturas africanas e a negro-brasileira em trânsito

    Danielle da Silva Leal, Hanny Saraiva Ferreira
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.92162

Entrevista

Dossiê (Estudos de Literatura)

  • À escuta do grito do tambor: um breve estudo da poesia de Carlos de Assumpção

    Vinícius Rangel Bertho da Silva
    49-60
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89522
  • “Aconteceu em Saua-Saua”, de Lília Momplé: por “entre-lugares” de opressão e resistência

    Tayane Fernandes dos Santos
    61-75
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90255
  • A escrita de Eliana Alves Cruz contra a onda do silenciamento: uma proposta didática

    Carlos Henrique Fonseca, Adriana Cristina Lopes Gonçalves Mallmann
    76-93
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89433
  • A gramática como sintoma, o pretuguês como cura: o real e a fantasia na literatura afro-diaspórica

    Lara Carvalho Cipriano, Luis Flávio Silva Couto
    94-107
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89295
  • Autoras Diaspóricas: um diálogo possível entre Conceição Evaristo e Chimamanda Ngozi Adichie

    Alessandra Barbosa Adão
    108-120
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.87256
  • Colapso da subalterna educada em Condições Nervosas, de Tsitsi Dangarembga

    Jhonnata dos Santos Nogueira da Conceição
    121-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86989
  • Conceição Evaristo e Jarid Arraes: escritas de resistência

    Sandra Alves da Silva, Osmar Pereira Oliva
    140-162
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.87787
  • Desenterrando significados na obra contística de Lima Barreto: o conto O Cemitério à luz da Análise de Discurso Crítica

    Cristiano Mello de Oliveira, Rair Rosa de Oliveira
    163-182
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.87385
  • Do barro e do corpo: a travessia das personagens femininas de Conceição Evaristo

    Andréa Jamilly Rodrigues Leitão
    183-203
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89297
  • Entre o Afropessimismo e o Afrofuturismo: vozes da poesia afro-hispânica que ecoam formas outras para lidar com os (nossos) tempos

    Phelipe de Lima Cerdeira, Caroline Azevedo Ferreira da Silva
    204-224
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90237
  • Falar de nós, escrevendo a vida: escrevivência, memória e a (re)escrita da favela em Becos da memória, de Conceição Evaristo

    Leonardo Júnio Sobrinho Rosa
    225-236
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89161
  • Fragmentos de uma escrevivência poética: discriminação racial nas relações de trabalho, confronto ao epistemicídio e ancestralidade afro-diaspórica em três poemas de Juliana Sankofa

    Rafael Lucas Santos da Silva
    237-263
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89770
  • Homens negros em Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo

    Luana Gabriela Paslawski, Maria Mirtis Caser
    264-283
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90226
  • Macabéa, Flor de Mulungu: a reescrita de Conceição Evaristo

    Daniela Severo de Souza Scheifler
    284-300
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.88957
  • Melancolia e banzo em Um defeito de cor: uma análise da trajetória de Kehinde

    Gabriel Viruez da Silva
    301-319
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89555
  • Nação, narrativa e memória traumática: para uma desconstrução da trajetória afrodiaspórica no romance Os Pretos de Pousaflores (2023) de Aida Gomes

    Peilin Yu
    320-341
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90169
  • O racismo cotidiano e a poética decolonial em Navio negreiro, de Maria Duda

    Thaís Feitosa de Almeida
    342-355
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90238
  • Oxum e Branca de Neve no espelho da literatura infantojuvenil

    Rejane Mendes Duran Dirques Cavalcante
    356-371
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.87576
  • Poema “Macumba”, de Odailta Alves: uma abordagem do racismo como elemento cultural e ideológico

    Josemar dos Santos Ferreira, Iêdo de Oliveira Paes
    372-390
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86772
  • Por uma epopeia caribenha: "a volta ao lar" em Omeros, de Derek Walcott

    Douglas Francisco Viturino de Cillo
    391-405
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90082
  • Qual é a cor da poesia de Conceição Evaristo?

    Jefferson Silva do Rego
    406-418
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89279
  • Uma infância negada: considerações sobre a violência diáspórica em corpos infantis e juvenis no romance Adua (2018), de Igiaba Scego

    Natacha dos Santos Esteves, Wilma dos Santos Coqueiro
    419-439
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90119
  • Um novo sistema literário se consolida: uma análise das obras de escritoras negras entre 2003 e 2023

    Virgínea Novack, Gabriel Chagas
    440-464
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89446
  • Vozes-mulheres: o feminino em Conceição Evaristo e Dina Salústio

    Iza Paula Gomes Fernandes, Poliane Vieira Nogueira
    465-484
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.88840

Estudos de Literatura (Tema livre)

  • A dança do pássaro e da serpente: uma análise do poema “Víbora-soneto” de Carlos Nejar

    Erick Vinicius Mathias Leite
    485-497
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.82924
  • A Geração Femcel: Maternidade Compulsória e Celibato Voluntário em Querida Konbini (2019), de Sayaka Murata

    Yasmine Sthéfane Louro da Silva, Diana Barreto Costa
    498-516
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.85392
  • A neurose obsessiva em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar: uma leitura da obra sob a luz da psicanálise

    Luciana Talita Mágulas Pereira Rocha, José Wanderson Lima Torres
    517-539
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83820
  • Amor, poder e resistência em Senhora, de José de Alencar

    Robert Howes
    540-565
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86785
  • Antes do passado: o silêncio que vem do Araguaia e a herança de dor legada aos familiares de desaparecidos políticos

    Janaína Buchweitz e Silva
    566-579
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.79327
  • As máscaras de Jonathan Maersk, um homem da moda: como Karen Blixen trabalha com o romantismo

    Sofia Osthoff Bediaga
    580-590
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.85274
  • As relações de dependência figurada nas personagens femininas de Fanny Price em Mansfield Park (1814) e Helena (1876)

    Camila Cano Caporale
    591-609
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83882
  • A voz no audiolivro: performance, construção estética e metalepse literária

    Renan Luis Salermo, Diana Navas
    610-622
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86229
  • Batalhas interestelares e dominação

    Gabriel Wirz Leite
    623-634
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89174
  • Caleidoscópio torturante: João do Rio e a modulação da infância nas ruas cariocas no início do século XX

    Karen de Oliveira Miranda Onofre
    635-659
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.85443
  • Entre Macabéa e o seu oposto: uma reflexão a respeito da masculinidade em “A hora da estrela”, de Clarice Lispector

    Bruna Silva Ramos
    660-674
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83443
  • Notas sobre a correspondência de João Cabral de Melo Neto – entre o texto e os gestos, a elaboração de uma dicção "antiepistolar” como máquina de produção de si

    Marcos Angeli Padilha
    675-696
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86062
  • O Conto da Aia: uma análise do movimento de (re)construção discursiva das Jezebéis na adaptação televisiva

    Carla Cristina Moraes Gomes
    697-721
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.87008
  • Os efeitos da memória na obra ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade

    Yasmin Garcia Marques, Luciana Ferrari Montemezzo
    722-735
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86886
  • Palavras em quarentena: narrativas poéticas em tempos de crise

    Carla Abreu de Pointis
    736-753
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.87900
  • Processos de estetização em A história secreta, de Donna Tartt

    Ruan Felipe Madela Lima
    754-775
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86809
  • Solitária e A Paixão Segundo G.H. – reflexões sobre o quarto de empregada a partir de Clarice Lispector e Eliana Alves Cruz

    Sérgio Carvalho Portilho, Luiz Henrique Silva de Oliveira
    776-789
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84900
  • Um panorama da crítica de poesia da virada do milênio: contornos e impasses

    Daniel José Gonçalves
    790-813
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86634
  • Você não pode me pegar agora: A representação da metamorfose em “Entre as Folhas do verde O” de Marina Colasanti e “A Noiva do Tigre” de Angela Carter

    Alyne Maria da Silva Melo, Tássia Tavares de Oliveira
    814-833
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86967

Resenhas

  • A confirmação do poeta Oswaldo de Camargo em 30 poemas de um negro brasileiro

    Ricardo Silva Ramos de Souza
    834-840
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89353
  • breve ato de descascar laranjas e a coragem de se reconhecer na finitude

    Milena Martins Moura
    841-845
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83477
  • Do Pulp Ao Ex-Sistere Metafísico: Búfalos Selvagens, De Ana Paula Maia

    Rodrigo Fonte
    846-852
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.88889
  • Frutas estranhas: a poética antirracista de Oswaldo de Camargo

    Cesar Casella
    853-859
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.82277
  • Os possíveis deslumbramentos: uma resenha de Disritmia, de Ronald Lincoln

    Mateus Baldi
    860-864
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.88683
  • Vida por escrito, o espaço da margem em O Escravo, de Carolina Maria de Jesus

    Rodrigo Felipe Veloso
    865-872
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.90591

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