A variação linguística como recurso expressivo: uma análise de “O poeta da roça”, de Patativa do Assaré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2026.91395

Palavras-chave:

Patativa do Assaré, variação linguística, estilística, análise literária.

Resumo

O presente trabalho objetiva uma análise de “O poeta da roça”, poema de Patativa do Assaré (1909-2002), vate cearense cujo estilo é marcado pelo emprego de variedades estigmatizadas da língua, próprias do nordeste brasileiro, utilizadas principalmente pelos falantes de baixa escolaridade. Valendo-se, pois, das nuances diatópica e diastrática da língua, o autor apropria-se de algumas variedades linguísticas como recurso expressivo na construção de seus versos. Assim, o presente trabalho procura analisar de que maneira os vários elementos da variedade linguística utilizada pelo poeta podem apresentar-se como ricos instrumentos na construção de um expressivo objeto cultural. A metodologia utilizada para a análise do corpus tem como fundamento os pressupostos teóricos da Sociolinguística e da Estilística, voltados para a análise do material literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tallyson Tamberg Oliveira da Silva Cavalcante, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Letras, na especialidade em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na área de concentração em Linguagem, Cultura e Discurso, atuando na linha de pesquisa em Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber. Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo atuado, principalmente, nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Linguística de Texto, Gramática Normativa e Literatura Comparada de Língua Portuguesa. Pesquisador no âmbito da Literatura Comparada, integrante do Grupo de Estudos em Residualidade Literária e Cultural - GERLIC, sediado no Departamento de Literatura do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, atuando no Ensino Médio da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão - SEDUC (MA).

 

Referências

ASSARÉ, Patativa. Antologia Poética. Organização e prefácio de Gilmar de Carvalho. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007.

BAGNO, Marcos. A Norma Oculta: língua & poder na sociedade brasileira. 7. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 56. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BARBOSA, Maria Aparecida. Estudo do Estilo como Desvio de uma Norma. Acta Semiótica et Lingvistica, [S. l.], v. 18, n. 1, p, 70-77, 2013.

BRITO, Antônio Iraildo Alves de. Patativa do Assaré: porta-voz do sertão. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 18, p. 179-193, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/133/124. Acesso em: 09 ago. de 2023.

CANDIDO, Antonio. O Estudo Analítico do Poema. 6. ed. São Paulo: Associação Editora Humanitas, 2006.

CEZARIO, Maria Moura; VOTRE, Sebastião. A Sociolinguística. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017. p. 141-155.

GUIRAUD, Pierre. A Estilística. Tradução de Miguel Maillet e Luís Toledo Machado. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

HOUAISS, Antônio (Dir.). Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 1.0. CD-ROM. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LOPES, Edward. Fundamentos da Linguística Contemporânea. São Paulo: Ed. Cultrix, 1976.

MONTEIRO, José Lemos. A Estilística: manual de análise e criação do estilo literário. 2. ed. revista e atualizada. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOURA, Hernany Donato de. O Sertão de Patativa do Assaré: a infância e a oralidade na poesia inspirada na formação e cultura do sertanejo. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. 63, p. 243-258, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641181/8688. Acesso em: 09 ago. de 2023.

REBOUÇAS, Myrlla Muniz. Patativa do Assaré: poesia, canção e consciência. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

SILVA, Daniele de Lima da. O imaginário do sertanejo nordestino na poesia de Patativa do Assaré e na mídia: uma análise comparativa. 2018. 109f. Monografia (Graduação em Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.

SIMÕES, Darcília. O Léxico e a Expressividade em Língua Portuguesa: um caminho para o ensino. In: VASCONCELOS, Adaylson Wagner Sousa de. (Org.). Letras: representações, construções e textualidades 2. 2. v. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021. p. 147-156.

SIMÕES, Darcília; CASTRO, Vera Fontana de. Linguagens, Ensino e Semiótica Aplicada. In: Caderno Seminal. 9. v. 1. ed. Rio de Janeiro: DIALOGARTS, 2000. p. 140-149.

SIMÕES, Darcília; PEREIRA, Juliana Theodoro. Novos Estudos Estilísticos de I-Juca Pirama. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2005.

SOUZA Roberto Acízelo de. Teoria da Literatura: trajetória, fundamentos, problemas. 1. ed. São Paulo: É Realizações, 2018. (Biblioteca Humanidades).

Downloads

Publicado

2026-09-21

Como Citar

CAVALCANTE, Tallyson Tamberg Oliveira da Silva. A variação linguística como recurso expressivo: uma análise de “O poeta da roça”, de Patativa do Assaré. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 52, p. 559–578, 2026. DOI: 10.12957/palimpsesto.2026.91395. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/91395. Acesso em: 21 set. 2026.