v. 18 (2022)

					Visualizar v. 18 (2022)
Publicado: 2022-02-27

artigos

  • bebês, materialidade e objetos técnicos na primeira infância no brasil e na frança

    gabriela guarnieri de campos tebet, sabrina de oliveira caetano, lidiane cristina loiola souza, maria antonieta impedovo, julia costa
    01 - 33
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.58124
  • a politização da criança educável através do poder etéreo

    franz kasper krönig
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63214
  • uma abordagem de comicsofia para o ensino de filosofia

    haris cerić, elmana cerić
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64892
  • crianças, pandemia e escola: recomeçar é um ato político

    flávia maria de menezes, marcia de oliveira gomes gil
    01 - 19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63184
  • o caso da filosofia para crianças nas escolas quenianas

    eliud shani ominde, atieno kili k'odhiambo, samsom okuro gunga
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.62890
  • infância e experiência em walter benjamin

    eduarda aleycha luciano santana, paula ramos de oliveira
    01 - 15
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63103
  • será que a voz que ouvimos por dentro é a mesma que as pessoas ouvem por fora?

    magda costa carvalho
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.65690
  • o cultivo de emoções por meio de uma educação emocional em filosofia com crianças

    sonia parís albert
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.58561
  • youtubers infantis e bens específicos da infância: quando a exploração e a brincadeira tornam-se trabalho

    mar cabezas
    01 - 34
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64682
  • ao rosto do adulto, o gesto de alice nas cidades

    victor anselmo costa, kátia maria kasper
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64537
  • o fundo afetivo intersubjetivo na aquisição de conhecimento e confiança como atitude epistêmica

    jesús armando fajardo santamaría, ana cristina santana espitia
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.61200
  • el gesto quínico por una filosofía de la insolencia

    johan steven hurtado alvarado, ingrid liceth vargas peña, oscar espinel bernal
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64742
  • acampamento filosófico: experiência lúdica de pensamento com a infância

    wilson orlando ladino quiroz, erika viviana castellanos murcia
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67275
  • imediatez pedagógica, escuta e significado silencioso: ensaio de exercícios em filosofia e literatura para educadores da primeira infância

    viktor magne johansson
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.66527
  • um convite às crianças para fazermos uma experiência com suas visualidades no contexto pandêmico

    erika francisco de paulo david, dagmar de mello e silva
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63154
  • criar os sentidos da terra: o respiro natural da comunidade de investigação

    valentina roversi, alessandra cavallo, daniel barenco mello contage
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.66131
  • filosofia para crianças como forma de educação espiritual

    olivier michaud, maughn rollins gregory
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69865
  • por um horizonte público na educação das crianças: um diálogo com Hannah Arendt

    vania carvalho de araújo, franceila auer
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69794
  • tempos de infância: linguagem e experiência

    adilson cristiano habowski, cleber gibbon ratto
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69450
  • “é tão estranho a gente sentir que existe”: Infância no curta-metragem “Alma”

    caroline trapp de queiroz
    01 - 19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64107

resenhas

experiências

  • ver as crianças brincando: por uma terra alegre

    evangelina uskokovic, theo uskokovic, vuk uskokovic
    01 - 42
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.65791
  • reinventando a prática alfabetizadora de paulo freire. uma experiência de alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN

    Walter Omar Kohan, ana corina salas, ana maria monte coelho frota, carlineide almeida, josé ricardo santiago jr., karyne dias coutinho, marcio nicodemos, maria reilta dantas cirino, meirilene dos santos araújo barbosa, óscar pulido cortés, priscila liz belmont, robson roberto martins lins
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.79301

estudos da infância: movimentos, limiares e fronteir

  • infância e crianças: entre movimentos, limiares e fronteiras

    beatriz fabiana olarieta, conceição firmina seixas silva, lisandra ogg gomes
    01 - 13
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69270
  • protagonismo infantil em cenários latino-americanos: diálogos limiares com os estudos da infância

    monique aparecida voltarelli
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67277
  • crianças migrantes dos países africanos na educação infantil paulistana: entre o acolhimento e a exclusão

    flavio santiago
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.66911
  • martin buber e donald wood winnicott: limiares e deslocamentos conceituais como aposta da pesquisa com bebês

    nazareth salutto
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67361
  • o movimento de jovens pobres a instituições renomadas de ensino superior: motivações e contradições

    felipe salvador grisolia, lucia rabello de castro
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67641
  • walter benjamin: “infância, uma experiência devastadora”

    anelise monteiro do nascimento
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67323
  • o encontro com o buriti: a árvore da vida e as crianças warao em nova iguaçu

    flavia miller naethe motta, andréa silveira dutra
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67605
  • walter, georg y dora: la infancia bajo la mirada atenta de los hermanos benjamin

    rita ribes pereira
    01 - 32
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.68145
  • manifesto em movimento: a pé, de motoca, as crianças na praça da república em são paulo

    marcia aparecida gobbi
    01 - 34
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.68447
  • infância e alteridade: experiência e criação na relação entre crianças e adultos

    deise arenhart, daniela de oliveira guimarães
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67716
  • as práticas adultocêntricas nas políticas públicas destinadas às infâncias no brasil: pistas para aproximações de um devir-erê

    matheus magno dos santos fim, janaína mariano césar
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67615
  • Tchinguilile: infâncias da Ganda Crianças “de lá”

    adelaide rezende souza
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67621
  • produções imagéticas: uma pesquisa no modo criança

    vanderleia de lourdes rodrigues lopes de oliveira, bianca santos chisté
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69890