crianças, pandemia e escola: recomeçar é um ato político
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63184Palavras-chave:
crianças, escola, docência, curiosidade necessáriaResumo
O presente artigo é um convite a envolver-se com a Pedagogia da Pergunta, de Paulo Freire, como possibilidade para retomar a cotidianeidade escolar com as crianças, compreendendo este acontecimento como um ato político. Partindo de uma conversa instigante que Paulo Freire teve com Antônio Faundez (1985), narrada na obra Por uma Pedagogia da Pergunta , este texto pretende provocar pensamentos e instigar o leitor com seus argumentos e suas ideias, para que pensemos juntos, pesquisadoras (es) , professoras (as), educadoras (es), alternativas que sejam acolhedoras, responsivas e amorosas com as experiências dos meninos e meninas neste tempo de “quase-exílio” da pandemia do COVID-19.“Quase-exiladas” da escola, dos direitos, dos encontros, das trocas, torna-se necessário recomeçar de onde estão, instância, as crianças. Recomeçar de suas aventuras, de suas dores, de suas perdas, das suas vivências e experiências reais. Permitir que estas produzam perguntas conforme suas curiosidades, ao saber-fazer docente e aos planos escolares, como temperos singulares em um prato especial que será preparado e servido por todos e todas, sem exceção. Neste caminho,
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