as práticas adultocêntricas nas políticas públicas destinadas às infâncias no brasil: pistas para aproximações de um devir-erê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67615

Palavras-chave:

adultocentrismo, infâncias, políticas públicas, pesquisa-intervenção, roda de conversa.

Resumo

Este artigo problematiza práticas de trabalho com crianças, colocando em análise especialmente práticas adultocêntricas e os modos como atravessam as políticas públicas que são destinadas às infâncias no Brasil. Nesse sentido, este estudo se constituiu a partir da realização de uma pesquisa-intervenção baseada no método da cartografia, que possibilitou o acompanhamento das paisagens psicossociais incertas provocadas pela pandemia de Covid-19. Utilizou conceitos-ferramenta da Análise Institucional e da Sociologia da Infância, e teve como intercessores noções e forças da Filosofia Afroperspectivista, como os Ibeji e os Erês. A ferramenta metodológica adotada é a Roda de Conversa, realizada de modo online, que operou como dispositivo grupal de acolhimento e partilha, onde foi possível colocar em análise as práticas adultocêntricas com trabalhadoras de diferentes políticas públicas da saúde, assistência social e educação, direcionadas às infâncias no estado do Espírito Santo. Também foram produzidos diários de campo, retomados no processo de análise. O texto aponta a construção de pistas, que apresentam gestos criançáveis como: complexificar, encruzilhar, vadiar e estranhar. Tais pistas produzem intervenções nos saberes e práticas instituídas no complexo adulto-criança-entorno e caminham na direção de um devir-erê, possível de ser exercitado em qualquer fase da vida, produzindo deslocamentos nos lugares previamente pensados para adultos e crianças.

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Biografia do Autor

matheus magno dos santos fim, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Atua como psicólogo no Sistema Único de Assistência Social e em clínica individual por uma via transdisciplinar/esquizoanalítica. Como pesquisador realiza pesquisa na temática do adultocentrismo, análise institucional e políticas públicas no Brasil. Também atuou em pesquisas sobre o Candomblé Angola na Grande Vitória e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Sexualidades (NEPS)

janaína mariano césar, Universidade Federal do Espírito Santo

É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação (UFES/ES) e Mestre em Psicologia (UFF/RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional  (UFES/PPGPSI). Como pesquisadora desenvolve seu trabalho na vinculação com a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus).

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

FIM, Matheus magno dos santos; CÉSAR, Janaína mariano. as práticas adultocêntricas nas políticas públicas destinadas às infâncias no brasil: pistas para aproximações de um devir-erê. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–26, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.67615. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/67615. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

estudos da infância: movimentos, limiares e fronteir