ao rosto do adulto, o gesto de alice nas cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.64537

Palavras-chave:

infância, rostidade, cinema, diferença

Resumo

Uma cena do filme “Alice nas cidades”, de Wim Wenders, arde em nós – ela movimenta matérias em nosso pensamento. Trata-se de uma polaroide recém-emitida em que os rostos de um adulto (Phillip Winter) e de uma criança (Alice) se confundem. A partir dessa imagem percorremos a narrativa fílmica, elaborando reflexões sobre a potência de liberdade contida no encontro com a infância. Em um primeiro momento, observando a relação que o personagem Phillip estabelece com seu trabalho jornalístico, discutimos o lugar do investimento de sua angústia e sua aparente indisposição para o devir, manifestas no entendimento que expressa com as imagens que produz com sua máquina fotográfica. Em seguida, compreendemos a chegada de Alice como capaz de desfazer as tramas existenciais que enquadravam o rosto do adulto, lançando-o ao imprevisível. Esse acontecimento se cristaliza em um gesto poético: a criança interpela o adulto com seu próprio rosto, fazendo seu retrato. Aqui, os conceitos de rostificação e de desterritorialização são entretecidos e elaborados a partir dos pensamentos de Georges Didi-Huberman, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Por fim, nos dedicamos a pensar o valor da inquietude, presente na criança e no viajante, como estratégia de fuga possível em direção a uma liberdade libertada, ou ainda, desrostificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

victor anselmo costa, universidade federal do paraná

graduado em ciências biológicas - licenciatura pela universidade federal de santa catarina (ufsc), atualmente realiza o curso de mestrado junto ao programa de pós-graduação em educação em ciências e em matemática (ppgecm) da universidade federal do paraná (ufpr).

kátia maria kasper, universidade federal do paraná

professora do setor de educação da universidade federal do paraná (ufpr). graduada em pedagogia (universidade estadual de campinas). mestre e doutora em educação (universidade estadual de campinas). professora do programa de pós-graduação em educação: teoria e prática de ensino (ufpr) e do programa de pós-graduação em educação em ciências e em matemática (ufpr).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Elogio da profanação. In: AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

ALICE in den Städten. Direção Wim Wenders. Roteiro Wim Wenders, Veith von Fürstenberg. Alemanha: Filmverlag der Autoren, 1974.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Tradução de Roberto Machado et al. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DELEUZE, Gilles. O que as crianças dizem? In: DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Trad. Ana Lucia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2 ed. São Paulo: Ed. 34, 2017.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lucia de Oliveira, Lúcia Claudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Trad. Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução de André Telles. São Paulo: Editora 34, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O rosto e a terra: onde começa o retrato, onde se ausenta o rosto. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 16, p. 61 – 82, mai. 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 15 jul. 2021.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? Tradução de Cecilia Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horionte: Editora UFMG, 2011.

DUTRA, Sara Rocha Rangel. Memória e experiência no cinema de Wim Wenders - evidências de um diálogo com a filosofia de Walter Benjamin: cenas para uma educação dos sentidos. Orientador: Robson Loureiro. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória, 2014.

KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2002. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2/1/a-infancia-da-educacao-o-conceito-devir-crianca. Acesso em: 07 abr. 2022.

KOHAN, Walter Omar. Vida e morte da infância: entre o Humano e o Inumano. Educ. Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 125-138, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/59827. Acesso em: 07 abr. 2022.

KOHAN, Walter Omar; CARVALHO, Magda Costa. Atraver-se a uma escrita infantil: a infância como abrigo e refúgio. Childhood and philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, p. 01-30, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13083. Acesso em: 06 abr. 2022.

KOHAN, Walter Omar; FERNANDES, Rosana Aparecida. Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236273. Acesso em: 06 abr. 2022.

LARROSA, Jorge. Nietzsche & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

PRECIOSA, Rosane. O rosto em erosão. In: PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.

PINTO, Guilherme de Alencar. Alicia em las ciudades, una obra maestra de Wim Wenders en Mubi. La diaria. Uruguai, publicação virtual, 5 de janeiro de 2021. Disponível em:

https://ladiaria.com.uy/cultura/articulo/2021/1/alicia-en-las-ciudades-una-obra-maestra-de-wim-

wenders-en-mubi/. Acesso em: 19 jul. 2021.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2016.

SILVEIRA, Eduardo. Uma proposta de jogo entre cinema e educação entre seis Textos fílmicos. X ANPED Sul, Florianópolis, out. 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1457-

pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

SKLIAR, Carlos. infâncias da linguagem, infâncias da infância, memórias da infância: depois é tarde demais. Childhood & philosophy, Rio de janeiro, v. 14, n. 30, maio-ago. 2018, pp. 245-260. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/30700. Acesso

em: 02/08/2021.

WENDERS, Wim. Impossible stories: talk given at a colloquium on narrative technique. In: WENDERS, Wim.The Logic of Images: essays and conversations. Londres: Faber and faber, 1992.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

COSTA, Victor anselmo; KASPER, Kátia maria. ao rosto do adulto, o gesto de alice nas cidades. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–24, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.64537. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/64537. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos