por um horizonte público na educação das crianças: um diálogo com Hannah Arendt

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69794

Parole chiave:

formação das crianças, educação e crianças, hannah arendt e educação

Abstract

Este artigo propõe discorrer sobre algumas questões que tratam da educação das crianças tangenciadas por Hannah Arendt em seu ensaio “A crise na educação”. O questionamento sobre “a obrigação que a existência de crianças impõe a toda a sociedade” é a chave de leitura para uma aposta ético-política na formação das novas gerações em um mundo desencantado pela estranheza do humano e pela flagrante negação de critérios que o passado – como autoridade – nos legou como apoio para a ação e julgamento sobre o mundo. Se à educação não deve recair toda a responsabilidade pelo mundo, ao menos deve ser capaz de inserir as crianças em uma cultura pública que as possibilitem voltar para o aspecto público do mundo para dele se apropriarem. As questões tematizadas por Arendt, ainda que eivadas de críticas e paradoxos, nos mobilizam a pensar que somente uma educação fundada em um horizonte público é capaz de formar as crianças de modo que tenham a oportunidade de agir no mundo e serem capazes de discernir a civilização da barbárie, o justo do injusto, a verdade da mentira, o bem do mal. Se suas reflexões revelam a utopia de seu pensamento, revelam também a esperança e a responsabilidade coletiva que a chegada das crianças em um mundo preexistente impõe a toda sociedade humana.  

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Biografie autore

vania carvalho de araújo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (Iesc)

franceila auer, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Bolsista de Doutorado da Fapes

Integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (Iesc)

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Pubblicato

2022-11-30

Come citare

ARAÚJO, Vania carvalho de; AUER, Franceila. por um horizonte público na educação das crianças: um diálogo com Hannah Arendt. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–25, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.69794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/69794. Acesso em: 2 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

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