ver as crianças brincando: por uma terra alegre
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.65791Palavras-chave:
discriminação etária, mapeamento do comportamento, brincadeira de crianças, parque infantil, pessoas menoresResumo
Ver crianças a brincar é um passatempo preferido de muitas pessoas mais velhas. No entanto, devido a crescentes preocupações de segurança, os pais têm-se tornado cada vez mais reticentes quanto à ideia de estranhos observarem os seus filhos em recreios e parques infantis. Isto cria um fosso intergeracional na comunicação, com consequências potencialmente prejudiciais para todos os grupos sociais. Foram realizadas entrevistas orais e inquéritos escritos que verificaram a hesitação sentida por pessoas mais velhas, especialmente nos Estados Unidos, em passar tempo em parques infantis, apesar de acharem estimulante a proximidade com crianças. Foram realizadas observações comportamentais em parques infantis em Irvine, Califórnia, para quantificar os efeitos positivos e negativos da idade dos supervisores nas brincadeiras das crianças e, assim, avaliar indiretamente se poderia haver um benefício mútuo em tornar a presença de pessoas mais velhas em parques infantis, comum em muitos países, mais aceitável do ponto de vista cultural. Observações centradas no comportamento de um par de irmãos mostraram que, quando as crianças estavam na presença de uma pessoa de meia-idade, havia uma maior probabilidade de conflito e expressões de alegria do que quando eram observadas por pessoas mais velhas. Isto sugeriu que as expressões mais livres estimuladas na presença de figuras parentais induzem simultaneamente padrões de comportamento indesejados e desejados sob a forma de propensão para o conflito e propensão para o contentamento, respetivamente. Isto confirmou que a posição a partir da qual se observa tem um efeito crítico sobre o resultado da observação e que a idade dos observadores tem um efeito sobre o comportamento das crianças em jogo, com a idade a se correlacionar diretamente com a calma das brincadeiras, mas também com um grau inferior de euforia. Para dar um relato genuíno de um estudo científico das brincadeiras infantis, o artigo adota uma forma inovadora, combinando uma análise rigorosa com um tríptico poético que coloca as personagens infantis da vida real no centro do discurso.
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