A reconfiguração da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Acre
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49504Palavras-chave:
Política de Assistência Estudantil, PNAES, Acesso e Permanência, Educação Superior, Universidade Federal do AcreResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a reconfiguração da Política de Assistência Estudantil (PAE) na Universidade Federal do Acre (UFAC), no contexto de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tendo como marco de referência o ano de 2013. Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Política na perspectiva de Mainardes (2006) referenciado em Ball (1994), cujas fontes primárias de análise foram documentos institucionais. Nesse estudo, os resultados são apresentados por meio do delineamento do contexto da prática. A partir das análises empreendidas, conclui-se que dois foram os elementos externos que influenciaram a reconfiguração da política de assistência estudantil na UFAC, a saber: o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as políticas de expansão da oferta do ensino superior nas universidades públicas federais. No que refere ao elemento interno, considerado como movimento inicial do contexto da prática, tem-se a criação de um órgão executivo especifico para gestão/execução das Políticas de Assistência Estudantil, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), que passará a gerir o conjunto das ações voltadas à materialização da política de assistência estudantil na UFAC.Downloads
Publicado
10-05-2020
Como Citar
XAVIER SILVA, Adão Rogério; CARVALHO, Mark Clark Assen de; GONÇALVES, Rafael Marques. A reconfiguração da política de assistência estudantil na Universidade Federal do Acre. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 81–92, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49504. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49504. Acesso em: 16 jan. 2025.
Edição
Seção
Desafios da educação na/da/para a Amazônia
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.