O cotidiano escolar em tempo integral: alternativas emancipatórias
Resumo
Com base nas discussões de Santos (2007, 2009), Oliveira (2008), Certeau (1994), dentre outros, buscamos compreender neste texto o cotidiano escolar como um espaço de permanente negociação de sentidos, de criação e de (re)invenção permanente de saberesfazeres, como os narrados pelas professoras durante nossos encontros de pesquisa. O que nos interessa nesta reflexão que apresentamos é desinvibilizar o que é tornado como invisível, o espaço da negociação de sentidos e as práticas cotidianas como possibilidades emancipatórias. Apresentamos neste texto uma releitura das narrativas cotidianas de um grupo de professores de escolas de educação em tempo integral da rede municipal de ensino de Juiz de Fora apresentadas durante o ano de 2009 nas reuniões do grupo de pesquisa Tempos na Escola.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
GONÇALVES, Rafael Marques; MARQUES, Luciana Pacheco. O cotidiano escolar em tempo integral: alternativas emancipatórias. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 12 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24204. Acesso em: 16 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.