v. 19 n. 55 (2018): INCLUSÃO ESCOLAR E INTERROGAÇÕES CURRICULARES: ADAPTAR, MODIFICAR, DIFERIR?

Edição organizada em parceria com a Associação Brasileira de Currículo - ABdC
Publicado: 22-12-2018

Editorial

  • EDITORIAL

    Inês Barbosa de Oliveira, Jane Paiva, Rafael Marques Gonçalves
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.38705

Entrevista

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?

  • DE QUEM É O CURRÍCULO? PROBLEMATIZAÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO NÃO SOBERANA

    Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Helder Januário da Silva Gomes
    14-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36067
  • INCLUSÃO ESCOLAR E INTERROGAÇÕES CURRICULARES: ADAPTAR, MODIFICAR, DIFERIR?

    Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Fabiany de Cássia Tavares Silva
    3-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.38638
  • POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E EM PORTUGAL: DESAFIOS PARA A JUSTIÇA CURRICULAR

    Cléia Demétrio Pereira, Geovana Mendonça Lunardi-Mendes, José Augusto de Brito Pacheco
    36-53
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37597
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO: DISPUTAS SOBRE NATUREZA, PERSPECTIVA E ENFOQUE

    Rosalba Maria Cardoso Garcia, Maria Helena Michels
    54-70
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37239
  • A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR

    Amélia Maria Araújo Mesquita, JOSÉ RAFAEL BARBOSA RODRIGUES, KELLY PAIXÃO DE CASTRO
    70-88
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37549
  • DISSERTAÇÕES E TESES COMO OBJETOS E FONTES DA ESCRITA COMPARADA SOBRE CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (2004 a 2012)

    Fabiany Tavares Silva, Laura Kethlyn Souza Duarte
    88-102
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37585
  • A formação inicial de professores em nível médio (curso normal) e a inclusão escolar

    Neusete Machado Rigo, Roseli Andreia Sackvil, Eloísa Maria Womer
    104-120
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36295
  • Currículos e Infâncias Nômades

    Sueli Soares da Silva Moreira, Maria Riziane Costa Prates, Cândida De Nadai Ton
    121-141
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37187
  • POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: De que forma, se fazem os investimentos?

    Jéssica Rochelly da Silva Ramos, Kátia Silva Cunha
    142-160
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37413
  • Produzindo currículos e professores de Ciências na EJA: entre normalizações e deslocamentos

    Juliana Marsico, Marcia Serra Ferreira
    161-175
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37559

Elos

  • A VISION OF A CYBORG EDUCATION

    Daniel S. Friedrich
    175-187
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.38636

Resenhas

  • PESQUISAS SOBRE CURRÍCULOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES

    ANDERSON FERRARI, DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA
    187-193
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33386

Artigos de Demanda Contínua

  • Leyendas y mitos de Cienfuegos: repertorios culturales y enseñanza de la Historia.

    Maria Caridad Bestard, Juan Eligio López García, Yoisell López Bestard
    194-210
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34514
  • PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS

    Carin Klein, Dagmar Estermann Meyer
    211-226
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33408
  • O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS - REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS

    Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
    227-243
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34081
  • A “BATALHA DA DI DEUS” COMO PRÁTICA EDUCATIVA: UMA INTERAÇÃO ENTRE VOZES NÃO-IGUAIS

    José Carlos Teixeira Júnior
    244-258
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33794
  • A Mídia e sua Cultura da Virtualidade a Serviço da Fragmentação dos Vínculos Educacionais

    Ednaldo Antonio da Silva
    259-271
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33276
  • O pragmatismo de John Dewey e a ação pedagógica inteligente

    Jenerton Arlan Schütz, Ivan Luís Schwengber
    272-285
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32465
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Dayse Martins Hora
    286-299
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.29328
  • Mídia e educação: os endereçamentos do filme “Barbie escola de princesas”

    Michely Calciolari Souza, Teresa Kazuko Teruya
    300-314
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33301
  • (Des) Caminhos da Educação Pantaneira

    Young Shim Gonçalves, Eliane Greice Davanço Nogueira
    315-328
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34147
  • PARA SER UM SER NO MUNDO: A HUMANIZAÇÃO É UMA POÉTICA EM PAULO FREIRE

    Aristóteles de Paula Berino
    329-339
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34457
  • ALDEIA-ESCOLA DO POVO INDÍGENA ZORÓ: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA ESCOLA

    Patrícia Dias, Darci Secchi
    340-353
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34139
  • CADERNETA ESCOLAR: ‘ARTES DE FAZER’ NO MOVIMENTO DE APROPRIAÇÃO PELAS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL MADRE TERESA MICHEL - CRICIÚMA, SC (DÉCADA DE 1960).

    Graziela Pavei Peruch Rosso, Gladys Mary Ghizoni Teive
    354-375
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.24795