TEMPORALIDADES E DIFERENÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Temporalidades, diferenças, educação, duraçãoResumo
Em todas as épocas da humanidade o tempo faz-se e se faz tema de estudo, inquietações, inquirições. Conscientemente ou não, estabelecemos, em cada época, uma verdade sobre o tempo. Em um contexto de vida determinado por marcadores temporais socialmente construídos e internalizados como naturais, começamos a nos questionar se o tempo é ou não um fator de diferenciação e exclusão entre os seres humanos. E, particularmente no cotidiano escolar. O que percebemos, nos dias atuais, é um desencaixe entre a estrutura temporal adotada pela escola e a experiência temporal daqueles que nela habitam. A desconsideração das múltiplas temporalidades que coexistem no cotidiano escolar tem tido como consequência a diferenciação e exclusão daqueles que não se enquadram. Pensar temporalidades e diferenças no cotidiano escolar é pensar uma pedagogia que considera que cada um está efetivamente na sua hora, no seu ritmo, no seu tempo, na sua duração. Uma pedagogia de um outro tempo que valoriza a vida nas suas diferentes temporalidades.Downloads
Publicado
11-03-2015
Como Citar
MARQUES, Luciana Pacheco; MONTEIRO, Sandrelena da Silva. TEMPORALIDADES E DIFERENÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 42–55, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24549. Acesso em: 12 fev. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
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