EXPERIÊNCIAS PLURAIS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.78324

Resumo

v. 7, n. 3 (2023) - Currículo, Cibercultura e Povos Indígenas

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade do Estácio de Sá (UNESA)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. É Ad Hoc ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.  Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Wallace Carriço de Almeida, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC). Professor de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: App-Learning, Formação de professores,  Cibercultura, Práticas pedagógicas, Educação online e Informática na Educação.

 

Marcos Vinícius Dias de Menezes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Estudante de Letras - Português/Inglês na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atualmente cursando o 6° período. Bolsista de Iniciação Científica na FAPERJ, onde exerço minha função como membro e apoio do Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC), orientado pela professora Edméa Santos. 

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/ , www.proped.pro.br

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Brasil

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Profesora del Departamento de Estudios Aplicados a la Enseñanza (DEAE) de la Facultad de Educación de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ). Miembro del Grupo de Investigación Docencia e Cibercultura (GPDOC/UFRRJ).

Referências

ALMEIDA, Aelsio Pereira de; SILVA, Paulo de Tássio Borges da. FAZERES CIBERCULTURAIS PATAXÓ NO/DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA KIJẼTXAWÊ ZABELÊ. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 77-94. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73233

AZEVEDO-LOPES, Ronnielle. A EDUCAÇÃO ESCOLAR E AGENCIAMENTOS INDÍGENAS NO VALE DO TOCANTINS-ARAGUAIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 184-202. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77314

BRAGA, Ana Cláudia Vieira; SANTOS, Gilberto Lacerda. A CULTURA DIGITAL E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA TUPINAMBÁ NO ACUÍPE DE BAIXO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 167-183. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71708

JOSÉ, Inara Borges da Silva, RAMOS, Marcel Santana Ramos. OLHARES PLURICULTURAIS EM JOGOS, BRINCADEIRAS E EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS GUARANI E TUPINIKIM. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 245-249. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72912

LIMA; Afonso Dos Santos; CRUZ JUNIOR, Gilson. ENTRE A ANCESTRALIDADE E A CIBERCULTURA: UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E POVOS INDÍGENAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 55-76. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70621

MOREIRA, Judith Anteles. A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA – PARÁ. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 39-54. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73422

MOURA, Sonaira de Araújo; GUEDES, Luiz Eduardo; SILVA, Bento Duarte da. ANÁLISE DO WEBSITE DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA: TECENDO SABERES NO CIBERESPAÇO PARA A INTERCULTURALIDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 22-38. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72404

REIS, Larissa Dias; SILVA, Scheyla Taveira da; ALVIM, Daniella Cristine da Silva. O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL: A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA DITADURA A ERA DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 257-270. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.7307

RIBEIRO JUNIOR, Ribamar. UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 109-123. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72357

RIBEIRO, William de Goes. “REFLORESTANDO IMAGINÁRIOS”: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS PROMOVIDAS POR UMA CURADORIA INDÍGENA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 124-166. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73016

ROCHA, Kleber Bezerra. O “ENSINO ” DE LITERATURA (LEGENTE E GRUPO) CONTRA O GENOCÍDIO DO INDÍGENA BRASILEIRO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 203-219. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74714

SANTOS, Maicon Rodrigues dos. AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, DURANTE OS GOVERNOS PT, MICHEL TEMER E BOLSONARO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 250-256. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70960

SILVA, Jhonatan Gomes da; BARRETO, Jussara Garcez; MATOS, Silvanira Gomes de; BETTIOL, Célia Aparecida; COSTA, Mauro Gomes da. DA UNIVERSIDADE AO SOM DAS FLAUTAS TUYUKA: DIALOGANDO COM O CONHECIMENTO ANCESTRAL E A EDUCAÇÃO INDÍGENA, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, RIO NEGRO, AMAZONAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 95-108. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72824

SILVA, Paulo de Tássio Borges da; DUARTE, Adria Simone; AZEVEDO-LOPES, Ronnielle. CURRÍCULO, CIBERCULTURA E POVOS INDÍGENAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 11-21.

SOUSA, Wesley Coelho de; MELO, Elisângela Aparecida Pereira de. DO CAPIM DOURADO AO GEOGEBRA: A GEOMETRIA PRESENTE NOS ARTESANATOS AKWĒ-XERENTE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 149-166. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73036

SOUZA, Adria Simone Duarte de. MOVIMENTOS (AUTO) BIOGRÁFICOS (COM) TEXTOS NARRATIVOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 220-232. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77652

WANZELER, Eglê Betânia; SILVA, Brener Neves; KAMBEBA, Eronilde Firmin Omágua. VÍDEOETNOPOESIAS COMO NARRATIVAS DE SENTIRPENSAR E PRODUZIR MEMÓRIAS: O CACICADO DE ERONILDES FIRMIN KAMBEBA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 233-244. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77363

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

CARVALHO, Felipe; ALMEIDA, Wallace Carriço de; MENEZES, Marcos Vinícius Dias de; SANTOS, Edméa; PIMENTEL, Mariano; MADDALENA, Tania Lucía. EXPERIÊNCIAS PLURAIS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 01–10, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.78324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/78324. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>