DESCULPA A INTERRUPÇÃO, PROFESSOR, EU NEM SEI SE EU PODERIA TE INTERROMPER: QUAIS OS SENTIDOS DA CONVERSAÇÃO EM AULA?
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70850Resumo
Nesta pesquisa, buscamos compreender os sentidos das conversações em uma aula. Teorizamos-problematizamos a complexidade desse tipo de conversação com base nos estudos pós-estruturalistas. Em termos metodológicos, utilizamos a cibercartografia para analisar as experiências de conversação que nos afetaram durante os encontros online em um curso de formação continuada de uma universidade pública em 2022. Para produzir os sentidos provisórios das conversações que emergiram com as/os cursistas, mobilizamos as ferramentas conceituais foucaultianas de enunciado e discurso, o que nos possibilitou conjecturar que: a conversação em aula não está livre da relação de poder-saber; conversar é construir sentidos partilhados; é importante a/o docente estar aberto à conversação em aula; e a conversação é constituinte da diferenciação. Esses sentidos contribuem para a desconstrução da pedagogia cibertecnicista que tem empreendido esforços para automatizar o ensino sem professoras/es, que, entre outras medidas, inibe/anula a conversação do processo educacional.Downloads
Publicado
01.12.2022
Como Citar
Carvalho, F., & Pimentel, M. (2022). DESCULPA A INTERRUPÇÃO, PROFESSOR, EU NEM SEI SE EU PODERIA TE INTERROMPER: QUAIS OS SENTIDOS DA CONVERSAÇÃO EM AULA?. Periferia, 14(3), 127–148. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70850
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).