DESCULPA A INTERRUPÇÃO, PROFESSOR, EU NEM SEI SE EU PODERIA TE INTERROMPER: QUAIS OS SENTIDOS DA CONVERSAÇÃO EM AULA?
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70850Resumen
Nesta pesquisa, buscamos compreender os sentidos das conversações em uma aula. Teorizamos-problematizamos a complexidade desse tipo de conversação com base nos estudos pós-estruturalistas. Em termos metodológicos, utilizamos a cibercartografia para analisar as experiências de conversação que nos afetaram durante os encontros online em um curso de formação continuada de uma universidade pública em 2022. Para produzir os sentidos provisórios das conversações que emergiram com as/os cursistas, mobilizamos as ferramentas conceituais foucaultianas de enunciado e discurso, o que nos possibilitou conjecturar que: a conversação em aula não está livre da relação de poder-saber; conversar é construir sentidos partilhados; é importante a/o docente estar aberto à conversação em aula; e a conversação é constituinte da diferenciação. Esses sentidos contribuem para a desconstrução da pedagogia cibertecnicista que tem empreendido esforços para automatizar o ensino sem professoras/es, que, entre outras medidas, inibe/anula a conversação do processo educacional.Descargas
Publicado
01.12.2022
Cómo citar
Carvalho, F., & Pimentel, M. (2022). DESCULPA A INTERRUPÇÃO, PROFESSOR, EU NEM SEI SE EU PODERIA TE INTERROMPER: QUAIS OS SENTIDOS DA CONVERSAÇÃO EM AULA?. Periferia, 14(3), 127–148. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70850
Número
Sección
Dossier
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).