v. 8 n. 2 (2022): Maio/Agosto - Outras educações: saberes e conhecimentos das populações racializadas em contextos de reexistência

					Visualizar v. 8 n. 2 (2022): Maio/Agosto - Outras educações: saberes e conhecimentos das populações racializadas em contextos de reexistência
Publicado em 5 de setembro de 2022.
Publicado: 05-09-2022
  • APRESENTAÇÃO

    Claudia Miranda, Cinthia Monteiro de Araujo, Rosa Campoalegre Septien, Jane Santos da Silva, Aline Cristina Oliveira do Carmo
    330-344
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69830

DOSSIÊ: OUTRAS EDUCAÇÕES: SABERES E CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES RACIALIZADAS EM CONTEXTOS DE RE-EXISTÊNCIA

  • Agrupación Xangô experiencias y aportes para una educación afrocentrada y antirracista en Argentina

    Carlos Humberto Alvarez Nazareno, Marcela Alicia Lorenzo Perez
    345-363
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.67151
  • VOCES AFROCENTRADAS. UNA EXPERIENCIA DE EDUCACIÓN PERMANENTE CON PERSPECTIVA AFRODIASPÓRICA

    Lourdes Adriana Martinez Betervide, Julio E. Pereyra Silva
    364-382
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.67077
  • VIRADA CURRICULAR NO MATO GROSSO E NA BAHIA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS COM OS KILOMBOS NOSSA SENHORA APARECIDA DO CHUMBO E DE BOITARACA

    Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Luciano da Silva Pereira
    383-405
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66469
  • SABERES DO QUILOMBO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM ESTUDANTES EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO BAIXO SUL DA BAHIA

    Rafael Conceição Conceição dos Santos
    406-422
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66749
  • DISPUTA E CONFLITO PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DE SANTA RITA DO BRACUI

    Gabriel Siqueira Correa, Carolina da Silva Santos
    423-443
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66425
  • OUTRAS EDUCAÇÕES E OUTRAS PRAXIS COM AS FAVELAS E PERIFERIAS URBANAS

    Carlos Augusto Baptista
    444-459
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.68889
  • ANÁLISE DECOLONIAL DA SÉRIE “SIEMPRE BRUJA”: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA OU ADAPTAÇÃO INTERCULTURAL?

    Viviane Conceição Antunes, Thiago Renan Figueira Dutra
    460-477
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66910
  • CRESPOGOGIA, PRÁTICAS DE RE-EXISTÊNCIAS: Experiências curriculantes com crianças negras dentro dos espaços escolares

    FATIMA SANTANA SANTOS, LADJANE ALVES SOUSA
    478-497
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66838
  • TRAVESSIAS FILOSÓFICAS, TESSITURAS AMEFRICANAS: O CURRÍCULO DE FILOSOFIA AO RÉS-DO-CHÃO

    Diego dos Santos Reis, Gabriela da Nóbrega Carreiro
    498-512
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65886
  • Itinerários Rio de Janeiro-Bogotá: uma analise translocal de otras aprendizagens nos encontros interculturais

    Catalina Revollo Pardo
    513-527
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69829
  • O PROFHISTÓRIA E A EPISTEMOLOGIA DAS MACUMBAS

    Pedro Vítor Coutinho dos Santos
    528-547
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.65493

Relatos de experiências

  • O LIVRO QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM SALA DE AULA: OLHARES PARA AS MULHERES NEGRAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

    Roseane Maria de Amorim, Alba Cleide Calado Wanderley, Luciélio Marinho da Costa
    548-563
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.59268
  • A PANDEMIA COMO UMA VIA HERMENÊUTICA PARA OS SENTIDOS: DO APRESSAMENTO À POIESIS NARRATIVA

    Layta Sena Ribeiro, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    564-576
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.60179

Demanda contínua

  • REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA - RABISCOS, RISCOS E DISCRETAS OUSADIAS

    Marcia Raposo Lopes, Heliana de Barros Conde Rodrigues
    577-594
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66426

Resenhas

  • MARIA FUX: DEPOIS DA QUEDA… DANÇATERAPIA!

    Alexsander Barbozza
    595-602
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.66653