O LIVRO QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM SALA DE AULA: OLHARES PARA AS MULHERES NEGRAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.59268

Palavras-chave:

Cordéis. Favela. População negra. Violência.

Resumo

Trata-se de um artigo em formato de relato de experiência sobre o uso do livro Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus e sobre as discussões voltadas às mulheres negras que compõem a História, invisibilizadas nos currículos da educação básica e do ensino superior. Explicita-se que as histórias das mulheres negras estudadas em sala de aula foram reinterpretadas através de manifestações artísticas. Objetiva-se apresentar aos discentes em formação, caminhos que permitam novos olhares para o currículo e para a prática docente. Compreende-se que as vivências de formação precisam questionar o modelo educativo atual, uma vez que este não mais atende às demandas de uma sociedade que vive em constante transformação, permeada por conflitos diversos.

Biografia do Autor

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. 

Alba Cleide Calado Wanderley, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do GEINCOS-CE-UFPB (Grupo de Estudos Formando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas). 

Luciélio Marinho da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professsor do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

AMORIM, Roseane Maria de; WANDERLEY, Alba Cleide Calado; COSTA, Luciélio Marinho da. O LIVRO QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM SALA DE AULA: OLHARES PARA AS MULHERES NEGRAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 548–563, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.59268. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/59268. Acesso em: 7 maio. 2024.