APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69830

Biografia do Autor

Claudia Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Pós-doutora em Psicossociologia de Comunidades (Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social - EICOS/UFRJ) e Consultora Ad hoc do CNPq. Professora Associada I (Departamento de Didática-UNIRIO); Atua como professora-colaboradora do Black and Indigenous Liberation Movement (BILM), como avaliadora da área temática "Indigenous Peoples, Afrodescendants and Other Epistemologies and Co-production of Knowledge" da Latin American Studies Asociation (LASA); Investigadora do Instituto Afrodescendiente para el estudio, investigación y el desarrollo.Supervisora de Pós-doutorado e orientadora de Doutorado/Mestrado (Programa de Pós-graduação em Educação UNIRIO). Professora da Especialização e Curso Internacional Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños Pensar América Latina y el Caribe es pensar la raza do CLACSO.

Cinthia Monteiro de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós Graduação em Ensino de História da UFRJ (PPEGEH - ProfHistória Nacional). Pesquisadora do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História, integrante do Laboratório Núcleo de Estudos Curriculares (NEC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH) da UFRJ. Coordena o Grupo Diferir - Grupo de Pesquisa Diferenças e Interculturalidades no Ensino de História. É doutora em Educação pela PUC-Rio, onde também adquiriu o título de mestre em Educação. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo do Ensino de História, com ênfase em formação de professoreres/as de História, Educação em Direitos Humanos, Educação Intercultural e Pedagogia Decolonial. Atualmente realiza estágio pós-doutoral junto ao PPGEDU da UNIRIO, participando do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade (GFPPD), sob a supervisão pela professora Claudia Miranda.

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

MIRANDA, Claudia; ARAUJO, Cinthia Monteiro de; SEPTIEN, Rosa Campoalegre; SILVA, Jane Santos da; CARMO, Aline Cristina Oliveira do. APRESENTAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 330–344, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69830. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69830. Acesso em: 27 abr. 2024.