SABERES DO QUILOMBO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM ESTUDANTES EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO BAIXO SUL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.66749

Palavras-chave:

Quilombo do Jatimane, Colonialidade do saber, Descolonização curricular, Prática educativa.

Resumo

Este artigo tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas com os estudantes do ensino fundamental II (6º, 7º e 8º ano), decorrente da visita de campo a comunidade quilombola do Jatimane localizada no Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia. O objetivo da aula consistiu em conhecer a história, a memória e os saberes do quilombo, as práticas culturais, aspectos da culinária, as manifestações religiosas, econômicas e a relação da comunidade com o meio ambiente. Metodologicamente, a atividade ocorreu em três momentos, o primeiro; consistiu numa roda de conversa sobre os aspectos históricos dos quilombos no Brasil, o segundo momento; referiu-se a visita de campo a comunidade quilombola, o terceiro momento; objetivou discutir a vivências pós-visita ao quilombo, por meio do seminário temático “História, cultura e memória da comunidade quilombola do Jatimane”. Destarte, o texto apresenta reflexões acerca da colonização e resistência indígena-negra no Baixo Sul, também, se propõe a discutir os impactos da colonialidade do saber na educação brasileira e seus atravessamentos nos currículos e nas práticas educativas. Em contrapartida, acentuamos a descolonização curricular e das práticas teórico-didático-metodológica como caminho outro de superação das ausências epistemológicas e dos saberes subalternos suprimidos pela colonialidade e seus mecanismos de controle. Deste modo, a atividade desenvolvida junto ao quilombo do Jatimane, possibilitou outros olhares aos estudantes, no reconhecimento do território quilombola como espaço de produção de saberes, da história, cultura e identidade do povo negro.  

Biografia do Autor

Rafael Conceição Conceição dos Santos, Universidade Etadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd-UESB), com bolsa de pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XV). É membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), vinculado à linha de pesquisa Educação e Relações Étnico-raciais: saberes e práticas afro-brasileiras e quilombolas do Território de Identidade do Sertão Produtivo, (UNEB/Campus XII). 

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

CONCEIÇÃO DOS SANTOS, Rafael Conceição. SABERES DO QUILOMBO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM ESTUDANTES EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO BAIXO SUL DA BAHIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 406–422, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.66749. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/66749. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OUTRAS EDUCAÇÕES: SABERES E CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES RACIALIZADAS EM CONTEXTOS DE RE-EXISTÊNCIA