TRAVESSIAS FILOSÓFICAS, TESSITURAS AMEFRICANAS: O CURRÍCULO DE FILOSOFIA AO RÉS-DO-CHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65886

Palavras-chave:

Decolonialidade, Ensino de filosofia, Lei 10.639/03, Currículo de filosofia, Educação das relações étnico-raciais.

Resumo

O ensaio tem por objetivo difundir o debate em torno da descolonização do ensino de filosofia e seu currículo, tendo como eixo a crítica ao exclusivismo de perspectivas filosóficas brancas, androcentradas, eurocêntricas e universalistas, hegemônicas nos espaços institucionais de formação e nas práticas pedagógicas. Pontua-se que a manutenção de uma matriz particular de conhecimento como a única válida e verdadeira, que passa a conferir valor a acervos, currículos e repertórios ensinados nas instituições, atravessa estruturalmente os itinerários formativos propostos pelas instituições educativas nacionais. Ressalta-se, nesse contexto, a importância das legislações antirracistas, como a Lei 10.639/03, e de práticas contracoloniais que interroguem não apenas os modelos filosóficos canônicos, mas também os processos de desumanização daqueles/as que foram tornadas/os subalternas/os pela lógica colonial, e que, desde seu chão, produzem conhecimentos filosóficos que desafiam o sistema-mundo colonial/capitalista/racista/patriarcal e seus arquivos. Trata-se, por fim, de indagar políticas curriculares, práticas pedagógicas e epistemologias, para enfrentar os lastros da colonialidade no ensino de filosofia.

Biografia do Autor

Diego dos Santos Reis, Universidade Federal da Paraíba/Professor Adjunto de Filosofia da Educação

Professor Adjunto de Filosofia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (Diversitas/FFLCH) da Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Doutor, Mestre e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio doutoral no Institut d'Études Politiques de Paris/SciencesPo. Especialista em Epistemologias do Sul pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Coordena o Travessias - Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Decolonialidade (UFPB/CNPq).

Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba/Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda na linha Processos de Ensino e Aprendizagem no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação pelo PPGE/UFPB, graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UFPB e Bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Ágora (Grupo de pesquisa em filosofia e psicologia da educação - UFPB/CNPq). Bolsista da CAPES. 

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

REIS, Diego dos Santos; CARREIRO, Gabriela da Nóbrega. TRAVESSIAS FILOSÓFICAS, TESSITURAS AMEFRICANAS: O CURRÍCULO DE FILOSOFIA AO RÉS-DO-CHÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 498–512, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65886. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65886. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OUTRAS EDUCAÇÕES: SABERES E CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES RACIALIZADAS EM CONTEXTOS DE RE-EXISTÊNCIA