OUTRAS EDUCAÇÕES E OUTRAS PRAXIS COM AS FAVELAS E PERIFERIAS URBANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.68889

Palavras-chave:

Outras educações, juventudes racializadas, Periferias urbanas

Resumo

Este artigo se insere no campo dos estudos culturais e perpassa apreensões das andarilhagens com coletivos periféricos que se formam inspirados no ideário da emancipação social. Nossa imersão se deu no Museu da Maré entre 2018 e 2020, acompanhando lideranças de grande destaque e as ações propostas na dinâmica organizacional. Devido ao alto índice de violência existente em contextos sociais urbanos, periféricos e, até mesmo, semi-rurais, como é o caso de favelas e bairros favelizados da zona oeste, e entorno, a ênfase do argumento central tem a ver com os contornos da politização nas periferias urbanas a partir das linguagens midiáticas e estéticas. Consideramos que com o acúmulo de pesquisas acadêmicas, sobre as diferentes temáticas que emergem das favelas da cidade do Rio de Janeiro, é possível se aproximar de noções e conceitos específicos, diferenciados dos legitimados socialmente e fomentar outros percurso investigativos sobre esse temário. Sobre as questões que atravessam a realidade  cotidiana de moradores de favelas, destacamos a organicidade com capilaridade irreparável, na atualidade. Nessa mesma esteira, exploramos argumentações próximas de um compromisso-ético com sujeitas/os do território indo além das perspectivas hegemônicas sobre formação e consequentemente, processos de politização.

  Palavras chave: Outras educações; juventudes racializadas; Periferias urbanas

  Resumen

Este artículo se enmarca en el campo de los estudios culturales y recorre aprehensiones de deambular con colectivos periféricos que se forman inspirados en los ideales de emancipación social. Nuestra inmersión tuvo lugar en el Museo de la Maré entre 2018 y 2020, siguiendo a los líderes destacados y las acciones propuestas en la dinámica organizativa. Debido al alto índice de violencia existente en contextos sociales urbanos, periféricos e incluso semirrurales, como los barrios marginales de la zona oeste y alrededores, el énfasis del argumento central tiene que ver con los contornos de la politización en la zona urbana. A partir de los lenguajes mediático y estéticos. Creemos que con la acumulación de investigaciones académicas sobre las diferentes temáticas que emergen de las favelas de la ciudad de Río de Janeiro, es posible abordar nociones y conceptos específicos, distintos a los socialmente legitimados, y propiciar otros caminos investigativos. sobre este tema. Sobre los temas que atraviesan la realidad cotidiana de los faveleros, destacamos la organicidad con irreparable capilaridad, en la actualidad. En la misma línea, exploramos argumentos cercanos a un compromiso ético con los sujetos del territorio, superando las perspectivas hegemónicas sobre la formación y, en consecuencia, los procesos de politización.

Palavras chave: Otras educaciones; juventudes racializadas; Periferías urbanas

Biografia do Autor

Carlos Augusto Baptista, PUC-Rio

Carlos Augusto Baptista é Mestre em Serviço Social (2020) pelo Programa de pós-graduação da PUC-RIO; Bolsista CNPq (2018/2020); Linha de pesquisa: Questões Sócio-ambientais, Urbanas e Formas de Resistência Social; membro do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS). 

Email:augustobapt88@gmail.com

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

BAPTISTA, Carlos Augusto. OUTRAS EDUCAÇÕES E OUTRAS PRAXIS COM AS FAVELAS E PERIFERIAS URBANAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 444–459, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.68889. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/68889. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OUTRAS EDUCAÇÕES: SABERES E CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES RACIALIZADAS EM CONTEXTOS DE RE-EXISTÊNCIA