Itinerários Rio de Janeiro-Bogotá: uma analise translocal de otras aprendizagens nos encontros interculturais
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.69829Keywords:
Migração Transnacional, Tradução, Psicossociologia, InterculturalidadeAbstract
Neste artigo são analisadas as experiências de aprendizagem nos encontros interculturais entre o Brasil e a Colômbia do trabalho de campo da pesquisa, Traduciendo los Testimonios de las Mujeres Víctimas del Desplazamiento en Colombia, que aconteceu entre o Rio de Janeiro e Bogotá, problematizando a (trans)localização das práticas teórico-metodológicas da pesquisa em migrações transnacionais, com a lente das propostas da tradução na perspectiva da crítica pós-colonial e decolonial. A metodologia utilizada foi a análise do diário de campo da pesquisa em questão com a lente das propostas teórico-metodológicas dos estudos sobre interculturalidade, transnacionalismo e tradução. Os resultados do artigo apontam a necessidade de dar centralidade à leitura de códigos interculturais translocais durante as análises dos processos metodológicos em pesquisas, as quais aparecem como outras aprendizagens que viabilizam os encontros de saberes na Afro-américa Latina.References
BHABHA, Homi. El Lugar de la Cultura. Buenos Aires: Manantial, 2002.
BAHRI, D. Feminism in/and Postcolonialism, In: Neil Lazarus.,The Cambridge Companion to Postcolonial Literary Studies, Cambridge: Cambridge University Press, p.199-220. 2004.
BESSERER, Federico. Una comunidad transnacional ante el poder clasificador y filtrador de las fronteras. Colección Estudios Transnacionales. México: Ed. Universidad Autónoma Metropolitana y Juan Pablos Editores: San Juan Mixtepec pp. 288. 2006.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La Poscolonialidad Explicada a los Niños. Popayán: Instituto Pensar. Universidad del Cauca, 2005.
CAVAS, Claudio. As Mulhres Rodam a Babaiana. Diaspora e a África no Brasil De Todos os Santos; um estudo sobre mães-de-santo do Rio de Janeiro, Tese Doutorado programas EICOS. UFRJ. 2013.
ESCOBAR, Arturo. Desplazamientos, desarrollo y modernidad en el pacífico colombiano. In: RESTREPO, Eduardo; ROJAS, Axel. Conflicto e (in)visibilidad: Retos en los estudios de la gente negra en Colombia. Popayán: Universidade del Cauca. pp. 53-72. 2004.
ELHAJJI, M. Papel da Comunicação Comunitária Cultural na Construção de Espaços Identitários Transnacionais. In: Bruno Fuser. (Org.). Comunicação para a Cidadania. Rio de Janeiro: E-paperes. 2008.
ELHAJJI, M. Rio de Janeiro-Montreal; conexões transnacionais/ruídos interculturais. Revista Unisinos 12 (3): pp.177-184. 2010.
MAGALHÃES, Rita de Cássia. (Entre) Linhas de una pesquisa: o Diário de Campo como dispositivo de (in)formação na/da abordagem (Auto)biográfica. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. vol. 2, no 4. 2014.
MIRANDA, Claudia Miranda; RIASCOS, Fanny Milena Quiñones; PARDO, Catalina Revollo; DO CARMO, Aline Cristina Oliveira do. Decolonialidade e movimentos pedagógicos: traduções para a educação intercultural no itinerário Brasil-Colômbia In: RIOS, Jane Adriana Vasconcelos. Profissão docente em questão! Salvador: EdUFBA, 480 p. 2021.
SPIVAK. Puede hablar el subalterno?. Revista Colombiana de Antropologia. Vol. 39. pp. 297-364. 2003.
VERTOVEC, Steven. Conceiving and Researching Transnationalism. Ethnic and Racial Studies, Vol. 22, No. 2. University of Oxford. 1999.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado y Sociedad; Luchas (De)coloniales de Nuestra Época. Quito: Abya-Yala. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License