MARIA FUX: DEPOIS DA QUEDA… DANÇATERAPIA!
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66653Palabras clave:
Maria Fux, Propostas de Ensino da Dança, Dança/EducaçãoResumen
Este escrito se propões construir uma reflexão mais parofundada nos estudos da artista-docente argentina Maria Fux, juntamente com as suas propostas de Ensino da Dança. Desse modo, resenharemos sua obra "Depois da queda... Dançaterapia!" (2005), evidenciando suas principais pensamentos e os friccionando com os discursos atuais. Assim, compreendemos as premissas de Fux como um conhecimento situado, sendo delineado por interesses de um determinado período e espaço. Como resultado, nos viabiliza uma assimilação mais aprofundada acerca do legado de Maria em solo brasileiro.Citas
AUTORES. Maria Fux e suas propostas para educação formal.
AUTORES. Dança um meio de comunicação: relatos de Maria Fux na década de 1970, no prelo a.
AUTORES. O Ensino de Dança Empirista no Brasil, no prelo b.
hooks, bell. Teoria Feminsta: da margem ao centro. Trad. Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.
FUX, Maria. Dança, experiência de vida. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus Editorial, 1983.
FUX, Maria.. Depois da queda... Dançaterapia. Trad. Ruth Rejtman. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
LIMA, Deborah Maia. A perspectiva somato-integrativa do ensino de dança de Maria Fux. IX Congresso da Associação Brasileira de Pós-graduação em Artes Cênicas: Poéticas e estéticas decoloniais - Artes Cênicas em campo expandido (Anais). Uberlândia - MG, 2016a. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4646>. Acessado: 02 abr. de 2022.
LIMA, Deborah Maia. María Fux: a Dança como perspectiva de vida. Revista EIXO: Brasília - DF, 2016b. Disponível em: <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/326/201>. Acessado: 02 abr. de 2022.
LIMA, Deborah Maia; RAYMOND, Caroline. Danzaterapia de María Fux: Tecendo encontros com o campo da educação somática. Repertório. Salvador - BA, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/26802>. Acessado: 02 abr. de 2022.
NASCIMENTO, Letícia Carolina P. do. Transfeminismo. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. Repertório: Dança & Dança, Salvador, 2009. Disponível em:
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática e Artes Cênicas: princípios e aplicações. Campinas - SP: Papirus, 2012.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade. 4ª ed, rev,. atual. e ampl. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional