Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Envíos
TEMPLATES
Sobre la revista
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 8 Núm. 1 (2022): Enero/Abril - Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade
Vol. 8 Núm. 1 (2022): Enero/Abril - Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade
Publicado el 11 de febrero de 2022.
Publicado:
2022-02-11
Expediente
1-2
PDF (Português (Brasil))
Apresentação: Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade
Adriana Alves da Silva, Maria Tereza Goudard Tavares
5-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65247
Dossiê Pedagogia Macunaímica
Pedagogia macunaímica: inspirações modernistas para pensar a escola e o Brasil contemporâneo
Luiz Fernando Conde Sangenis
14-33
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65282
Mário de Andrade: turista aprendiz em terra arrasada, da Amazônia a São Paulo, até dizer chega
Marcia Aparecida Gobbi, Joseane Búfalo
34-53
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65283
A herança marioandradiana: fonte de inspiração para pesquisas decolonizadoras
Roberta Cristina de Paula
54-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65285
O indianismo e o lendário em Iracema de José de Alencar e Macunaíma de Mário de Andrade
Carlos César de Oliveira
74-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65287
Virando de ponta a cabeça: inspirações decoloniais para uma pedagogia com as infâncias
Nayara Alves Macedo, Pablo Luiz de Faria
96-110
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65288
“Jonas e o circo sem lona”: entre o circo e a escola, olhar uma infância
Sara Reis Teixeira, Marcos Ribeiro de Melo, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
111-133
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65310
Educação infantil e afeto: tecendo os fios, desatando nós, construindo ideias, desemparedando a vida e as infâncias
Joice Carvalho Coutinho, Priscila de Melo Basilio, Maria Marta de Andrade Cerqueira, Diná Teresa Ramos de Oliveira
134-147
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65313
Peripécias do saci, formação docente e aulas antropofágicas
Ana Cristina de Moraes
148-164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65318
“Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante”: memórias de uma pedagogia macunaímica
Juliane Odinino, Takashi Severo
165-183
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65322
Infâncias e a luta das mulheres: resistência plurais, feminismos e pedagogias descolonizadoras
Adriana Alves da Silva, Vanderlete Pereira da Silva
184-207
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65323
“Agora eu era herói”: uma rap(sódia) terapêutico-antropofágica audiovisual do caráter de heróis, anti-heróis, super-heróis, heroínas e crianças
Antonio Miguel, Ana Lúcia Goulart de Faria, Magda Dourado Pucci, Adriana Alves da Silva, Marcelo Vicentim
208-222
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65324
Entrevistas
Dos parques infantis à educação infantil à brasileira: o que a semana de 22 tem a ver com isso? Culturas infantis, pedagogias descolonizadoras e políticas públicas
Ana Lúcia Goulart de Faria, Adriana Alves da Silva
223-243
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65769
Artigos
Questões de gênero e sexualidade para todas/todos: discussão e inclusão
Jéssica Gomes das Mercês Costa, Patrícia Machado Moreira
244-262
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65330
Gênero e sexualidade na bncc: possibilidades para implemenação da disciplina educação para sexaulidade na educação básica
Luiz Carlos Marinho de Araújo
263-286
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65331
As mini-histórias enquanto possibilidade de experimentar um encontro com a arte
Viviane Zimermann Heck
287-302
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65332
Relatos de experiências
A visita das fadas: tecendo aprendizagens na escola a partir das fotografias de Andréa Bracher
Graziela dos Santos Silva Ceceltski
303-312
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65333
Resenhas
Cartas a uma negra: um encontro epistolar entre Françoise Ega e Carolina de Jesus
Maria de Fátima Machado
313-318
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65334
Biografia de Mário de Andrade: um tupi tangendo um alaúde
Vania Finholdt Angelo Leite
319-326
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.65335
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Financiamento
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as