v. 19 n. 54 (2018): COTIDIANOS, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO

Publicado: 30-09-2018

Cotidianos, políticas e avaliação

  • AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DO RISCO DO ANALFABETISMO INFANTIL

    Renata Sperrhake, Samuel Edmundo Lopez Bello
    10-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36263
  • COTIDIANOS, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO

    Maria Teresa Esteban, Virginia Louzada, Fabiana Eckhardt
    3-9
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37619
  • AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA): UM ESTUDO PRELIMINAR

    Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima
    31-47
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36234
  • SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DOS ESTADOS NO BRASIL: AVANÇOS DO GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

    Regiane Helena Bertagna, Raquel Fontes Borghi
    48-62
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36248
  • AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA

    Sergio Andrade Moura, Angela Maria Dias Fernandes
    63-78
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36213
  • COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

    Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira Carvalho, Adriana Varani
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36306
  • POLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS

    Karlane Holanda Araujo, Raimundo Hélio Leite, Eric Ferdinando Kanai Passone
    95-113
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.35985
  • AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS: UMA ESQUIZOFRENIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL

    Andrea Rosana Fetzner, Nathalia Santos Corrêa da Silva
    114-129
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36247
  • AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DOCENTES

    Patrícia Dias Prado, Angélica de Almeida Merli
    130-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36033
  • TENSIONANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Cristiana Callai, Andréa Serpa
    148-159
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.35672
  • AS AVALIAÇÕES NACIONAIS, O CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA E A PRODUÇÃO DO ALUNO COM DISTORÇÃO IDADE X SÉRIE.

    Marcelo Ribeiro de Mesquita, Wladirson Ronny da Silva Cardoso
    160-176
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36293
  • O LUGAR DO COTIDIANO NAS ESCOLAS RURAIS

    DARIELI DALTROZO ILHA, Simone da Silva Ribeiro, Dileno Dustan Lucas de Souza
    177-192
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36280
  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE NITERÓI: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA

    Carla Cristina Martins da Conceição Vasconcellos, Lúcia Velloso Maurício
    193-208
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36206
  • PRÁTICAS AVALIATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO NOS COTIDIANOS - UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

    Crislainy de Lira Gonçalves, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
    209-225
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36135
  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CURRICULAR PÓS-FUNDACIONAL

    Carmen Teresa Gabriel, Marcus Leonardo Bomfim Martins
    226-243
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36308
  • AS MARCAS DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    Amélia Maria Mesquita, RENATA ANDRADE SOBRAL
    244-261
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36290

Elos

  • CONSTRUIR CONVIVENCIA EN UN PAIS EN MEDIO DEL CONFLICTO: UNA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA

    Gema Trujillo Pérez, Milena Trujillo Perdomo
    262-274
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37617
  • LA CREACIÓN CURRICULAR COTIDIANA: CRÍTICA Y APUESTAS DESDE LA EDUCACIÓN POPULAR

    Yolanda Gómez Mendoza, Alfonso Torres Carrillo
    275-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37618

Entrevista

  • ENTREVISTA COM JUSSARA HOFFMANN

    Maria Teresa Esteban, Virginia Louzada, Fabiana Eckhardt
    291-301
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37616

Resenhas

  • RESENHA PASSAGEIROS DA NOITE: DO TRABALHO PARA A EJA : ITINERÁRIOS PELO DIREITO A UMA VIDA MAIS JUSTA

    Marisa Narcizo Sampaio
    302-307
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37615

Artigos de Demanda Contínua

  • SABORES Y SABERES: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DE LA PLAZA DE MERCADO DEL SUR DE TUNJA (COLOMBIA)

    Ángela Jasmín Fonseca Reyes
    308-320
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34130
  • EN MEDIO DE FRUTAS Y VERDURAS: RECEPCIÓN ESTÉTICA DEL LIBRO ÁLBUM EN LA PLAZA DE MERCADO

    Edwin Giovanni Quesada Cárdenas
    321-332
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34086
  • DISPUTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PENSANDO EM DIFERENÇA E EM EDUCAÇÃO

    Adriano Vargas Freitas, William de Goes Ribeiro
    333-347
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34485
  • CONTRIBUIÇÕES DO CANTO CORAL NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES

    Leonardo Junior Pavanello, Marcia Regina Selpa Heinzle
    348-365
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34122
  • SIGNIFICAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: VIAJANDO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADA

    Antonio Cavalcante Filho, Ana Ignez Belém Lima
    366-381
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34010
  • DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE

    Laura Bauermann, Jair Felipe Bonatto Umann
    382-395
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498
  • TESSITURAS E REINVENÇÕES: (DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Viviane Lontra, Soymara Vieira Emilião
    396-407
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34692
  • FAMÍLIA, ESCOLA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

    Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
    408-421
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32809
  • A POLÍTICA DE BÔNUS PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO ACRE: CONCEPÇÃO E NORMATIZAÇÃO

    Lúcia de Fátima Melo, Débora Maria Pinto Braidi
    422-437
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37804
  • “NINGUÉM TINHA ME PERGUNTADO SE EU SABIA” – UM ESTUDO SOBRE AS CULTURAS INFANTIS

    Susana Angelin Furlan, José Milton de Lima, Márcia Canhoto de Lima
    438-462
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33594
  • IMPACTOS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA IV CONFERÊNCIA DA IGUALDADE RACIAL EM RIO GRANDE – RS

    Marcel Jardim Amaral, Vilmar Alves Pereira, Laís Braga Costa
    463-477
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34132
  • EVASÃO NO IME/UFG: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS EXCLUÍDOS

    Chaiane de Medeiros Rosa, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
    478-494
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32421
  • PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO NO MUSEU DE ANTROPOLOGIA DO VALE DO PARAÍBA

    Patricia Cristina Cruz Sá, Maria Angela Borges Salvadori
    495-512
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33841