<b>AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.36213Palavras-chave:
Gerencialismo, Políticas educacionais, Avaliação de desempenho educacional.Resumo
Este artigo investiga a política educacional do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, considerando sua perspectiva neoliberal e gerencial e focando, especificamente, a sua política de avaliação de desempenho educacional. O estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica e documental e apoiou-se no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Constatou-se no estudo que a sua política de avaliação de desempenho educacional articula inúmeras tecnologias para promover processos de responsabilização, meritocracia e performatividade, como meios para garantir uma educação de “qualidade”.Downloads
Publicado
30-09-2018
Como Citar
MOURA, Sergio Andrade; FERNANDES, Angela Maria Dias. <b>AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 63–78, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.36213. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/36213. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Cotidianos, políticas e avaliação
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.