<b>COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.36306Palavras-chave:
Avaliação Externa, Formação Continuada, Políticas de FormaçãoResumo
Apresentamos uma reflexão sobre sentidos produzidos da relação entre os programas de formação continuada da rede oficial de Ensino do Estado de São Paulo e avaliação externa a partir de discursos de professores de um município deste estado. A reflexão dos dados pode inferir que a relação entre avaliação externa e formação de professores tem prejudicado essas ações ao longo dos anos, por enfatizar as disciplinas cobradas no SARESP e priorizar as temáticas que compõem as provas, num processo de performatividade, pautando-se em Ball. Os discursos dos professores nos mostram a complexidade dos posicionamentos no cotidiano escolar e nos levam a refletir sobre as contradições existentes, entre o desejo de ter autonomia do trabalho e a aceitação de avaliações regulatórias e responsabilizadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.