<b>TESSITURAS E REINVENÇÕES: (DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Viviane Lontra Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Soymara Vieira Emilião SME Prefeitura de Niterói

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34692

Palavras-chave:

Currículos pensadospraticados, Estudos do cotidiano, Formação docente.

Resumo

Este artigo discute três ideias presentes nas formações: a crença em um conhecimento “potente”, as impossibilidades das políticas serem aplicadas tal como foram pensadas/escritas e o pensamento que abissaliza e invisibiliza saberesfazeres tecidos nas escolas. A abordagem epistemológica teóricometodológica inscreve-se nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos à caça do pormenor que provoca entendimentos outros sobre a potência dos encontros de/com professores. O texto traz narrativas e relatos que sugerem que aprendemos a ser professores nas redes que tecemos nos cotidianos das escolas, em movimentos de não-linearidade. Propõe um entendimento da formação de professores na/da/com a prática que nos possibilitam pensá-la como (des)formação para além das lógicas cientificistas e colonialistas.

Biografia do Autor

Viviane Lontra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Educação Básica do Colégio de Aplicação da UFRJ; Graduada em Pedagogia pela UFRJ; Mestre em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO; Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFRJ.

Soymara Vieira Emilião, SME Prefeitura de Niterói

Pedagoga e professora da Rede Municipal de Niterói; Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ. Especialista em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento. Pesquisadora do grupo de PESQUISA EDUCAÇÃO CIDADÃ, JUSTIÇA COGNITIVA, EMANCIPAÇÃO SOCIAL NAS ESCOLAS: POLÍTICASPRÁTICAS EDUCACIONAIS COTIDIANAS E SEUS PRATICANTESPENSANTES - PROPED/UERJ

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

LONTRA, Viviane; EMILIÃO, Soymara Vieira. <b>TESSITURAS E REINVENÇÕES: (DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 396–407, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.34692. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/34692. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua