<b>SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE NITERÓI: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.36206Palavras-chave:
Educação, Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN), Políticas Públicas, Percepão dos Professores, Ciclo de PolíticasResumo
Este estudo, inserido no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), objetivou analisar a percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as políticas públicas de avaliação educacional, após a implantação na rede municipal de ensino do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) em 2013. Foi utilizada como aporte teórico-metodológico a abordagem do Ciclo de Políticas, sugerido por Ball e colaboradores. Esse referencial embasou a análise documental, das entrevistas, bem como os achados da observação. A pesquisa indicou que existem diferentes interpretações dos professores sobre os impactos do SAEN, assim faz-se necessário que os sentidos de participação e protagonismo presentes na concepção do SAEN se tornem realidade no Contexto da Prática.
Palavras-chave: Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN); Percepção dos Professores; Ciclo de Políticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.