<b>CONTRIBUIÇÕES DO CANTO CORAL NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34122

Palavras-chave:

Canto coral, Formação integral, Coral na escola.

Resumo

No contexto escolar a formação integral abrange diferentes dimensões do sujeito, forma-se para além de práticas escolarizadas; inclui-se convívio e interação social com outros sujeitos e discursos. Práticas musicais podem fazer parte dessa formação, pois a música está presente em diversas esferas sociais. Este artigo, então, objetiva analisar as possíveis contribuições do canto coral para a formação integral de estudantes. Para tanto, analisam-se memoriais descritivos de alunos de escola pública participantes de encontros semanais do canto coral. Compreende-se que as práticas empreendidas refletem na transformação de aspectos escolares, como atenção e aprendizagens em diferentes disciplinas; e em práticas (além de) escolares, como relação com a família e projeção que o estudante tem de si.

Biografia do Autor

Leonardo Junior Pavanello, FURB - Universiadade Regional de Blumenau

Professor, Vereador e Músico. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduado em Licenciatura em Música (FURB). Experiência na área de Educação e Artes com ênfase em Música. Membro do GEPES - Grupo de estudos e pesquisas do Ensino Superior: propostas curriculares, processos metodológicos e avaliativos. Atualmente é vereador e professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Presidente Getúlio.

Marcia Regina Selpa Heinzle, FURB - Universidade Regional de Blumenau.

Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB;(2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988)- Atividades atuais: Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação FURB (2017) . Professora e Pesquisadora no Programa . Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior, Docência Universitária, Políticas Curriculares, Internacionalização do Currículo

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

PAVANELLO, Leonardo Junior; SELPA HEINZLE, Marcia Regina. <b>CONTRIBUIÇÕES DO CANTO CORAL NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 348–365, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.34122. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/34122. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua