<b>DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498Palavras-chave:
Dança popular, Corpo, Educação.Resumo
O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique que acontece na cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, pesquisou-se como esta prática pode resultar na expressão de movimentos que são gerados pela forma como cada sujeito organiza-se frente às referências do Maçambique que são acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.Downloads
Publicado
30-09-2018
Como Citar
BAUERMANN, Laura; UMANN, Jair Felipe Bonatto. <b>DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 382–395, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.34498. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/34498. Acesso em: 14 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.