<b>AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS: UMA ESQUIZOFRENIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.36247Palavras-chave:
Organização escolar em ciclos, Avaliações externas, Avaliação escolarResumo
Este artigo discute a relação entre a enturmação escolar em ciclos e as avaliações externas, políticas presentes nas salas de aula e em permanente conflito político, teórico e pedagógico. Busca-se compreender como os ciclos, enquanto projeto de democratização escolar, e as avaliações externas, orientadas pela mensuração e pelo controle, coexistem em uma escola da rede pública municipal de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realiza estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com três educadores do município. Como resultado, observaram-se as interferências das avaliações externas sobre as práticas docentes e a persistência de algumas práticas avaliativas que se sustentam, apesar destas interferências.Downloads
Publicado
30-09-2018
Como Citar
FETZNER, Andrea Rosana; CORRÊA DA SILVA, Nathalia Santos. <b>AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS: UMA ESQUIZOFRENIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 114–129, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.36247. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/36247. Acesso em: 25 jan. 2025.
Edição
Seção
Cotidianos, políticas e avaliação
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.