<b>TENSIONANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.35672

Palavras-chave:

Avaliação, Currículo, Educação Infantil

Resumo

Este artigo problematiza diferentes concepções de infância, ensino e aprendizagem, currículos e práticas de avaliação que se movem e se confrontam no cotidiano escolar. Pretendemos refletir sobre estes confrontos e suas implicações para pensar a educação das crianças desde a Educação Infantil. Há alguns anos, trabalhando na formação de professoras para o Ensino Fundamental e Educação Infantil, acompanhando as políticas públicas para diferentes redes no Estado do Rio de Janeiro, observamos como ainda se faz necessária a discussão sobre os currículos propostos para a educação das infâncias, como algumas concepções conteudistas e meritocráticas estabelecem-se como hegemônicas, transformando a escola em uma corrida de obstáculos.

Biografia do Autor

Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense - UFF

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Universidade Federal Fluminense - UFF

 

Andréa Serpa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Universidade Federal Fluminense - UFF

 

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

CALLAI, Cristiana; SERPA, Andréa. <b>TENSIONANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 148–159, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.35672. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/35672. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação

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